Agência Nacional das Águas capacita técnicos para articular programa PRODUTOR DE ÁGUA

Acontece em Aracaju e Canindé o Treinamento do Programa Produtor de Água, evento que acorre durante os dias 22 a 26 de Abril, promovido pela Agência Nacional das Águas. O programa é uma ação de proteção dos recursos hídricos, que visa incentivar a compensação financeira a produtores rurais, os quais contribuem para a proteção e recuperação de mananciais, gerando benefícios para as bacias hidrográficas do país. “O Programa Produtor de Água é uma ação de proteção dos recursos hídricos, que visa incentivar a compensação financeira a produtores rurais, os quais contribuem para a proteção e recuperação de mananciais, gerando benefícios para as bacias hidrográficas do país”, diz Suely Galvão, ela que é uma das grandes defensoras da vida do Velho Chico.
Este programa tem sido implantado em alguns municípios, tendo parceria com a Agência Nacional de Águas e custeado com o pagamento pelo serviço ambiental, feito ao proprietário que recupera e protege áreas próximas a nascentes e cursos d’água, de acordo com a extensão da área preservada, cujo valor total está relacionado à recuperação do solo, à cobertura vegetal e ao saneamento ambiental.
“Estamos aqui para entender melhor este programa, o que se percebe é que só com parcerias este programa pode ser implantado, é uma verdadeira força tarefa, que os resultados de recuperação de solo e acumulo de água são inacreditáveis, vamos nos esforçar para que possamos ter uma área piloto dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe” disse Marcus Lazaro, Presidente do CBH Rio Sergipe.
Para a Engenheira Florestal Sheila Patricia, o programa produtor de Água é um marco revolucionário no manejo e conservação das bacias hidrográficas, pois apesar da lei ser taxativa em relação a preservação ambiental das APPs temos visto que não está funcionando pois o meio ambiente ainda continua ameaçado. Em parceria agora com os produtores ao invés de apenas fiscalizar, também teremos a oportunidade de oferecer apoio financeiro para a manutenção desses recursos naturais.
O evento também conta com presença de técnicos da DESO, SEDURBS, membros de comitês de Bacia Hidrográfica, Ong’s, secretários municipais de várias partes do Brasil e usuários de água.
Por Thalyta Andrade – Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h