Imprensa24h 12 de outubro de 2018

Encabeçada pelo governador e candidato à reeleição que disputa o segundo turno, Belivaldo Chagas (PSD), a coligação “Pra Sergipe Avançar” – aliança composta pelo PT, PSD, MDB, PP, PC do B, PHS e DC – demonstrou força no último domingo (7) e conquistou nada menos que nove das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa, e quatro das oito vagas abertas para a Câmara dos Deputados, além de ter eleito senador o petista Rogério Carvalho.

Os candidatos a deputado federal da coligação governista obtiveram 41,7% do total de votos válidos, enquanto os candidatos a estadual conquistaram 32,8% dos votos. Candidato que enfrentará Belivaldo no segundo turno, Valadares Filho e sua coligação ficaram com apenas 10,8% dos votos para a Câmara e 6,4% dos votos destinados aos candidatos a deputado estadual.

Legenda que tem entre seus quadros o governador do Estado, o PSD (Partido Social Democrático) se consolidou e reafirmou a força eleitoral que detém no cenário político sergipano, tendo sido a sigla partidária que recebeu o maior número de votos na disputa pelas cadeiras da Assembleia Legislativa, alcançando 13,2% dos votos válidos; e, na disputa para a Câmara, 10,7% dos votos válidos, a segunda mais votada, ficando atrás apenas do PT de Eliane Aquino, candidata a vice-governadora pela coligação governista.

Mais votados

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) foi reeleito após ter sido escolhido por 102.899 eleitores sergipanos, os quais o fizeram campeão de votos, em Sergipe, para a Câmara dos Deputados.

Irmã de Fábio e filha do deputado estadual Luiz Mitidieri (PSD), a também pessedista Maisa Mitidieri, embora estreante, foi a candidata a deputada estadual que teve o segundo maior número de votos válidos na disputa por uma vaga na Assembleia.

Com votações expressivas, o partido do governador conquistou a maior bancada da Assembleia, ficando com quatro cadeiras (Maisa Mitidieri, Jeferson Andrade, Adailton Martins e Goretti Reis), ao lado do PSC, que conquistou igual número de vagas, embora com percentual menor de votos válidos.

Com o resultado apurado nas urnas no último domingo, dia 7, Belivaldo Chagas, uma vez reeleito governador, terá governabilidade garantida tanto na Assembleia Legislativa, casa em que conta com o apoio de ao menos 11 dos deputados eleitos, como também no Congresso Nacional, onde já pode contar com o apoio de cinco dos 11 parlamentares que representarão Sergipe em Brasília a partir de 2019, na Câmara e o Senado.

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*