Imprensa24h 15 de agosto de 2018

No dia 10 de agosto de 2018, aconteceu a 59ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (CBH RIO SERGIPE). A reunião foi realizada no Campus UFS Laranjeiras e contou com a presença 90% dos membros do CBH RIO SERGIPE, convidados, ambientalistas e sociedade em geral.

O Presidente convidou para sentar para abertura o Sr Ruiter Alves (Secretário do Meio Ambiente de Laranjeiras), Doutor Luiz Carlos (Presidente do Fórum Estadual dos Comitês de Bacia Hidrográfica de Sergipe), Eng Marcílio de Barros (FAFEN) representando a Indústria, Prof Manoel messias (ex-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe), Sandra (Secretária de Pesca e Igualdade Social de Laranjeiras), Presidente da Colônia de Pescadores Z14 José Carlos dos Santos “Sobó”,  Noêmia Alice Nery Lobão (representando a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e SRH), Dr. Genivaldo  Assessor Jurídico do Município de Laranjeiras, entre outros.

O Presidente Marcus Lazaro iniciou a reunião convidando o Senhor Paulo Sérgio para fazer uma apresentação das ações de Meio Ambiente no Município de Laranjeiras, logo após foi a vez de convidar o  Prof Sr. Manoel Messias para compartilhar sua experiência no Comitê e proferir palestra sobre “Comitê de Bacia Hidrográfica, o que é? O que Faz?”.

Na sequência a Senhora Noemia Lobão (SEMARH/SRH) fez uma explanação sobre o Projeto de Fortalecimento dos Comitês (PROCOMITÊS/Agência Nacional de Águas), que falou como funciona o projeto, o quanto é importante e tudo o que, o engloba, o Presidente Marcus Lazaro falou que vale ressaltar que este Programa foi um apelo do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica, e que o Estado de Sergipe foi um dos Protagonistas, pois Sergipe era representado no Fórum Nacional de Comitê de Bacia Hidrográfica com três representantes, Luis Carlos Coordenador Nacional, Mario Leo e Marcus Lazaro Membros da Secretaria Nacional.

Adiante, o Presidente Marcus Lázaro, que seguiu a pauta sendo aprovado a Deliberação dos Grupos de Trabalho (Enquadramento; Reflorestamento, agricultura e uso sustentável; Cobrança pelo uso da água bruta; Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe; Saneamento Ambiental; e Educação Ambiental e Comunicação) que foram criados dentro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe.

Os grupos ficaram prontos e cada membro agora tem uma função ainda mais importante dentro do CBH do Rio Sergipe. O Presidente do CBH Rio Sergipe disse que o passo que o comitê deu é um divisor de águas, “Agora não tem volta, cada membro do comitê tem papel fundamental, os grupos de trabalho potencializará as ações do comitê”.

O comitê foi bem acolhido na cidade de Laranjeiras, agradeceu a receptividade e convidou a todos para a Consulta Pública sobre o Enquadramento dos corpos d’água da bacia do Rio Sergipe, que acontecerá no Auditório Prof. José Aloísio de Campos (CODISE) – Avenida Heráclito Rollemberg, 4444 – DIA Aracaju-SE, de 8h30 às 12h do dia 28 de agosto de 2018.  Relatório de Prognóstico pode ser encontrado no Link para download: https://drive.google.com/file/d/1haXb2Uvq9-ZH5kpnI_VSSmyHsBQ6Q7VW/view?usp=sharing

As contribuições deve ser feitas por escrito e enviadas para:

Elisa Kich/Engenheira Ambiental/Água e Solo Estudos e Projetos

Rua Baronesa do Gravataí, 137 Sala 406/CEP 90160-070/Porto Alegre/RS / (51) 3237-6335/ 98174-5713

Por THALYTA ANDRADE

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*