Imprensa24h 26 de julho de 2017
quadra esportiva em Cristinápolis

Assegurar a dignidade aos jovens e adolescentes, criando a possibilidade de fazer do esporte uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento social é uma das políticas adotadas pelo governo do Estado que, por meio da secretaria de Estado da Infraestrutura e do desenvolvimento Urbano (Seinfra), construiu uma quadra poliesportiva coberta no município de Cristinápolis, a 115 km de Aracaju.

Tendo investimentos no valor de R$ 1.330.611,60, a quadra é a 44ª erguida pelo Sergipe Cidades, programa resultado da parceria entre o governo do Estado e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que modificou o cenário das intervenções urbanas em todos os territórios sergipanos.

A obra

Edificada na Rua Inácio Pitanga, no bairro São Francisco, a quadra tem 1.485,28 m² de área construída, em um total de 2.155,60 m². Sua edificação consiste em uma estrutura de pórticos pré-moldados em concreto armado, dois portões de entrada, 800,00 m² de pavimentação em alta resistência aplicada sobre 1.355,00 m² de camada de concreto, duas arquibancadas laterais em quatro níveis, com guarda-corpo de proteção e metálico, com capacidade para 400 pessoas, além de implantada rede de drenagem para captação de águas pluviais.

A cobertura é de 1.700,00 m² em estrutura metálica e telha em alumínio trapezoidal. A iluminação interna é composta por 24 luminárias modernas e a externa por quatro postes de 16 metros com quatro pétalas. Traves de futebol de salão, voleibol e estrutura de basquetes serão instaladas com as respectivas redes, além da demarcação com dimensões oficiais no piso e rede de proteção em nylon fixadas às muretas.

As dependências contam ainda com dois banheiros e vestiários para ambos os sexos. Pessoas com mobilidade reduzida terão seus direitos assegurados, uma vez que existem rampas de acesso e aplicação de piso tátil direcional nas áreas de circulação, espaço reservado para cadeirantes nas duas arquibancadas, sanitário exclusivo e uma vaga de estacionamento. Para maior segurança dos futuros frequentadores, o espaço dispõe de quatro saídas e 16 lâmpadas de emergência.
A área externa terá estacionamento com cinco vagas para automóveis. Todo o passeio é feito em concreto desempolado e, com o intuito de promover a comodidade dos usuários, serão construídos sete bancos de concreto e plantadas 183,05 m² de grama verde-esmeralda na frente e no entorno da quadra.

Segundo o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os serviços já estão 90% concluídos. “Diariamente, dez profissionais executam a remoção de entulhos, revisam as instalações elétricas e hidráulicas e iniciaram a compactação com areia para que em seguida seja feita a aplicação do piso em granito de alta resistência e, posteriormente, feitas as demarcações específicas para as modalidades esportivas, e por fim a última demão de pintura, de modo que o percentual executado já é de 90%”, detalha.

Ele ressalta que a intervenção é uma somatória de ações entre o governo Estadual e o programa Sergipe Cidades. “Já estamos no 44 º espaço poliesportivo construído nos oito territórios. Apesar de serem padronizados, em cada lugar onde eles são erguidos sua importância parece ser maior, pois proporciona àquela determinada população uma nova maneira de promover o esporte e incentivar práticas culturais e de entretenimento em geral”, afirma.

Por Alex Santiago, repórter da Seinfra
Fotos: Jorge Reis/Seinfra

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*