Município sergipano será beneficiado por Política de Gestão Turística do governo federal

Quarta cidade mais antiga do País e detentora de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, São Cristóvão será beneficiada pela Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural assinada pelo governo federal na última quinta-feira (11). O Plano faz parte das medidas adotadas para melhorar o ambiente de negócios do setor e potencializar a atração de investimentos para o Brasil.

O decreto de nº 9.763 prevê o desenvolvimento e a implantação de sinalização turística padronizada, interativa e acessível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos sítios Patrimônio Mundial e seus entornos. Outra ação a ser desenvolvida é a implantação de Centros de Interpretação Turística, para atendimento aos turistas e visitantes.

Com patrimônio arquitetônico e histórico que remontam a história do País, São Cristóvão guarda, ainda, o museu de Arte Sacra, que possui obras do século XVII ao XX, e possui a romaria de Senhor dos Passos, com mais de 200 anos. O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, espera que o Plano do governo Federal dinamize o turismo, gerando emprego e renda na cidade.

“Temos um potencial turístico enorme. Além do patrimônio histórico e arquitetônico, podemos investir no turismo religioso, fortemente ligado à nossas tradições como a Romaria de Senhor dos Passos e a procissão do Fogaréu. Recebo com otimismo a assinatura da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural e trabalharemos para que ela seja efetivada e melhore nossa economia”, afirmou Marcos Santana.

Durante a solenidade de assinatura, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, declarou que o aprimoramento da gestão turística dos sítios culturais e naturais brasileiros declarados Patrimônio Mundial fomentam a estruturação de destinos turísticos, de forma a torná-los autossustentáveis, melhorando o ambiente de negócios. “Esta entrega do governo brasileiro à sua população representa um marco na valorização e preservação de nossos patrimônios naturais e culturais. Somos o oitavo país em atrativos culturais do mundo e precisamos saber aproveitar melhor nossos potenciais para atrair cada vez mais visitantes estrangeiros e também estimular mais brasileiros a conhecerem as belezas de nosso país”, declarou.

Patrimônio Cultural Mundial

Além da Praça São Francisco, em São Cristóvão, os bens culturais brasileiros inscritos na Lista de Patrimônio Mundial por seu valor para a cultura incluem o centro Histórico de Ouro Preto, Minas Gerais; o centro Histórico de Olinda, Pernambuco; missões Jesuíticas Guarani no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul; centro Histórico de Salvador, Bahia; santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais; plano Piloto de Brasília, Distrito Federal; parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí; centro Histórico de São Luís, Maranhão; centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais; centro Histórico da Cidade de Goiás, Goiás; Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar; conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais; sítio Arqueológico Cais do Valongo, no Rio de Janeiro.

Email: contato@imprensa24h.com.br
Telefone: 79 99672-6073
Clique neste link para me enviar mensagens no WhatsApp

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h