Imprensa24h 7 de setembro de 2017
Viva a Independência

Viva a Independência

Durante a semana, desde a última publicação da Coluna, fiquei pensando sobre qual tema deveria escrever hoje – e olhe que quase não consegui escolher um dentre tantos -. Ontem, 06 de setembro, fui convidado para acompanhar a montagem da estrutura do Desfile Cívico da Barão de Maruim, em nossa capital. Vendo a logística, o comprometimento das pessoas que estão envolvidas no desfile, eu pensei: Porque não escrever sobre o desfile? Mas quero escrever a partir do olhar de um ser político e amável. Então vamos lá:

Todas e todos nós sabemos que desde 1822 o Brasil (até que sendo um tanto utópico) tenta ser independente. Um professor de história certa vez disse, quando eu estudava na Escola Lourival Fontes, em uma aula que Dom Pedro (na época príncipe regente) não proclamou a Independência do Brasil em um lindo cavalo, muito menos bem ultrajado. O professor sempre disse que D. Pedro, estava com trajes de passeio – vindo de um dos encontros amorosos -, e em um cavalo jumento. Pode ser verdade? É, pode. Mas a certeza que tenho é que o nosso país, desde a chegada/estupro/roubo dos portugueses em 1500, se transveste de um País ‘Belo, recatado e do lar’. Será que a novela das 18h da Rede Globo, vai falar sobre isso? Eu tenho tentando não assistir as programações da Globo, principalmente as novelas mas tenho certeza que não teremos grandes surpresas na novela. Então leiam livros, artigos, colunas e quaisquer outros meios de comunicação, para tentar se inteirar da tal independência.

Nós temos a tradição do Desfile Cívico, alguns acham que é somente uma referência ao poder do estado (principalmente das forças armadas), outros acham que é uma homenagem aos guerreiros que defendem o Brasil. Mas eu quero ver um outro lado, utopicamente quero pedir a vocês que vejam o lado cívico da ocasião.

Em Brasília acontece o Desfile da Independência (Eu estava em Brasília há 15 dias atrás e já havia uma estrutura montada) é algo realmente pomposo (rsrsrs). Tradicionalmente o (a) comandante chefe da República desfila em um Rolls Royce um carro conversível presidencial de 1955. O Sr. Michel Fora Temer, como é “carinhosamente” conhecido na China – com medo das manifestações contrárias a ele -, não desfilou (que triste não?) e duplicou a sua segurança.

Já em Aracaju o também tradicional desfile da Rua de Bahia, do bairro Siqueira Campos, como nós vimos não foi realizado, algo realmente decepcionante que o Prefeito mais uma vez nos causa, depois não realizar o Forró Caiu e aumentar a Passagem do Ônibus. O movimento Estudantil até tentou organizar um desfile, mas não deu devido a grande logística que é necessária. Viva ao aguerrido Movimento Estudantil!

Porém o Desfile Cívico da Av. Barão de Maruim, foi mais uma vez emocionante! Como já disse, pude acompanhar a montagem da estrutura do desfile, algo que me fez ver o comprometimento e amor das pessoas que fazem o “show” acontecer e que não começou ontem. Esse ano a Secretaria de Estado da Educação (SEED) escolheu o tema “Educação: Nosso Tempo é integral”, sei que o tema nos leva a um debate muito extenso e esse não é o foco da coluna de hoje. Mas as alegorias foram atuais e de fato retrataram uma geração passada e nos trouxe uma utopia de futuro. Nas escolas os (as) estudantes, que há meses ensaiam incansavelmente, puderam extravasar sua emoção e musicalidade, algo que inspira. E a população, por sua vez, não arregoou para a possiblidade de chover, e lotou a avenida das crianças aos idosos. Foi muito lindo!

Vocês podem achar estranho esses elogios e alguns dirão até que não é Jonathan Hora escrevendo, mas como eu disse na semana passada aqui na coluna, aceitei escrever uma coluna para expor uma visão utópica das coisas. Mesmo que nós não tenhamos muitas perspectivas boas.

Na próxima semana vou começar a debate sobre a educação, e aí vocês lerão uma coluna Utópico e acima de tudo combativa! Até mais!

Por. Jonathan Hora

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa24h

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*