Pular para o conteúdo
Início » 8° Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde acontecerá em Aracaju

8° Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde acontecerá em Aracaju

Entre os dias 3 e 5 de novembro, Aracaju sediará o 8° Congresso Norte Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O anúncio foi feito durante reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares), em São Paulo, na tarde de quinta-feira, 5.
A escolha da capital foi decidida por unanimidade após apresentação da secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, na reunião do Conares. A programação do evento ainda será montada e divulgada em breve.
“Será uma satisfação sediar a oitava edição desse congresso e poder apresentar nossas estratégias e programas de assistência à saúde, além de discutir melhorias para o SUS [Sistema Único de Saúde]. Os avanços na rede municipal de saúde com implantação de prontuário eletrônico, capacitação de servidores e ações de combate à pandemia, entre outros projetos, nos credibiliza a ser anfitrião desse evento”, destacou.
Conares
Com pautas sobre tecnologia em saúde e financiamento do SUS, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa até esta sexta-feira, 6, da reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais, no Centro de Convenções Expo Center Norte em São Paulo.
O encontro conta com a participação de gestores de saúde de todo o Brasil para a troca de experiências, avaliação de cenários e discussão das perspectivas para política de saúde nos municípios. De acordo com Waneska Barboza, a reunião é importante para integrar os gestores da área da Saúde, permitindo a troca de experiências exitosas para a boa prestação de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde.
“Estamos tendo a oportunidade de conhecer práticas que estão sendo viabilizadas fora do nosso município, que podem ser adaptadas e aplicadas em Aracaju. Além disso, estão sendo apresentados temas importantes, como o projeto que prevê o apoio do agente comunitário de saúde ao paciente com doença oncológica e o modelo de telemedicina, que está em fase de implantação em Aracaju”, explica.
Waneska acrescenta que um dos itens abordados no encontro diz respeito à avaliação de tecnologias em saúde, uma área na qual a SMS tem conquistado resultados expressivos.
“Com a utilização da tecnologia na SMS, criamos estratégias durante a pandemia que continuam auxiliando a população no cuidado à saúde, como a testagem em espaços públicos através do TestAju; o MonitorAju, que realiza agendamento de consultas pela central telefônica; o VacinAju, que permitia agendamento de vacina contra covid no momento que imunizantes ainda eram enviados em pequenas quantidades para os estados; e o Filômetro, que mostra o fluxo de atendimento nas Unidades Básicas em tempo real, possibilitando que o usuário verifique a Unidade com menor fila, ganhando tempo no atendimento”, pontua a secretária.
Durante o pico da pandemia, a Prefeitura também lançou o programa Aracaju pela Vida, voltado para pacientes com covid-19, os quais, sem necessidade de hospitalização, eram monitorados e tratados em domicílio, reduzindo o fluxo das urgências municipais.
A reunião do Conares aborda, ainda, a pesquisa de Gestão Orçamentária e Financeira do SUS, que tem o propósito de investigar as dificuldades enfrentadas pelas secretarias de saúde na execução dos recursos financeiros; além da parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e os hospitais de excelência e apresentação do monitoramento e avaliação da rede colaborativa para fortalecer os serviços do SUS, também serão discutidas na reunião.