Pular para o conteúdo
Início » A partir desta quinta, 14, Aracaju vacinará pessoas com 18 anos ou mais com a 4ª dose

A partir desta quinta, 14, Aracaju vacinará pessoas com 18 anos ou mais com a 4ª dose

A Prefeitura de Aracaju amplia a faixa etária para aplicação da 4ª dose contra a covid-19, vacinando, a partir desta quinta-feira, 14, toda população com 18 anos ou mais que já tenha completado quatro meses da 3ª dose. São esperadas mais de 63 mil pessoas para essa imunização.
Na capital sergipana, 92% da população de Aracaju recebeu a primeira dose contra a covid-19, e 85,62% a segunda. As doses de reforço também seguem avançando.
De acordo com último levantamento do Programa Municipal de Imunização, até o momento, apenas 22,79% do público com idade entre 12 e 17 anos recebeu a terceira dose, e 72,16% dos adultos. Já a quarta dose, atingiu 49,92% do público vacinável.
“Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, temos desenvolvido estratégias diversas, para contemplar o público vacinável, bem como utilizar com eficiência as doses recebidas. E, neste sentido, para evitar perdas e por termos público vacinável apto, estamos ampliando a faixa etária para a aplicação da segunda dose de reforço, garantindo a utilização dos imunizantes e protegendo a população”, declara a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
Pontos de vacinação
As vacinas utilizadas na campanha contra a covid-19 estão sendo ofertadas para toda população vacinável a partir dos 5 anos, de acordo com os intervalos necessários para cada aplicação. São 45 salas de vacina abertas, sendo 41 delas funcionando das 8h às 16h e outras quatro das 8h às 18h.
Além das Unidades Básicas de Saúde, qualquer pessoa apta a se vacinar que está na capital, mesmo sem ser residente, pode se vacinar também nos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins, no horário das 8h às 17h. O drive, montado no Parque da Sementeira, fica aberto para vacinação, das 8h às 13h, assim como o Carro da Vacina, que durante essa semana está fixado na praça Jornalista Orlando Dantas, no bairro Farolândia. Todos os pontos funcionam de segunda a sexta-feira.
Nas doses de reforço pode ser aplicado qualquer imunizante utilizado na campanha de vacinação, com exceção da população com idade entre 12 e 17 anos, onde devem ser utilizadas as vacinas da Pfizer ou Coronavac.
Doses a vencer
Sobre a identificação de doses a vencer no Ministério da Saúde, assim como nos estados e municípios que receberam os lotes em questão, a secretária da Saúde afirma que, na capital sergipana, são três mil doses da vacina Astrazeneca a vencer no mês de julho e outras três mil doses da Pfizer (adulto) a vencer no mês de agosto.
“Precisamos que as pessoas aptas a receber sua segunda dose ou uma das doses de reforço, busquem o serviço de vacinação em um dos pontos disponíveis para completar o esquema vacinal, o que ajudará a evitar ao máximo a perda dessas doses. Temos sempre que lembrar que é por conta dessas vacinas, que nosso cenário epidemiológico está menos tenso do que o de um ano atrás”, frisa Waneska Barboza.