Pular para o conteúdo
Início » A tradicional procissão do Fogaréu não será realizada este ano em São Cristóvão

A tradicional procissão do Fogaréu não será realizada este ano em São Cristóvão

A tradição católica que simboliza os últimos dias de vida de Jesus Cristo, seria realizada nesta quinta-feira Santa (14). A encenação que comumente acontece na mesma data também não irá ocorrer neste ano.

De acordo com o Grupo G12, organização responsável pelo evento no município, a suspensão da atividade neste ano está relacionada ao fato de que o município ainda não atingiu a marca de 75% da população imunizada com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O percentual apontado pelo Governo Estadual como obrigatório para realização eventos abertos com grande quantidade de público.

Ainda conforme o G12, “também tivemos muita dificuldade em reunir o grupo por ainda estarmos vivenciando este momento pandêmico”.

A procissão

Trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVIII, a Procissão do Fogaréu é uma tradição da Igreja Católica e se tornou uma das principais manifestações culturais de São Cristóvão. A celebração acontece anualmente, toda quinta-feira da Semana Santa, como uma encenação dos momentos finais da vida de Jesus Cristo.

 

 

Na década de 1960, a realização da procissão foi interrompida por ordens do Frei Fernandes, pois, segundo ele, os participantes haviam perdido a compreensão do simbolismo do ato religioso, sendo retomada em 1978. Na Procissão do Fogaréu, mais de 250 homens caminham pelas ruas escuras da cidade segurando tochas e procurando por Jesus, simbolicamente.

Fotos: Heitor Xavier

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter