A Urgência Mental e Assistência Integrada que funciona 24h acolhendo ocorrências psiquiátricas vai desafogar o sistema de saúde mental de Sergipe em plena pandemia.

Sergipe saiu na frente mais uma vez. Nesta quinta-feira (15) será inaugurada a Primeira Urgência Mental e Assistência Integrada do Nordeste e Aracaju foi contemplada. A instituição surgiu da necessidade logística, já que antes só existia um único serviço de urgência mental para o estado de Sergipe inteiro, atendendo as demandas do sistema único de saúde, o SUS, como também do setor privado. A procura muito alta para apenas uma instituição refletia no tratamento oferecido à população. O grande diferencial do projeto capitaneado pela Equilíbrio Clínica Dia é que caso o paciente não estabilize durante o tempo que estiver em observação na urgência mental, há a possibilidade de ele permanecer em tratamento em uma internação de curta permanência de no máximo vinte dias, com acompanhamento médico, psicológico e terapêutico. A Equilíbrio Urgência Mental e Assistência Integrada 24h fica localizada na Rua José Pacheco no Bairro Jabotiana em Aracaju, o público pode adquirir mais informações através dos telefones (79) 3024-5218 ou (79) 99677-5577.   

  

Em entrevista, Kelly Coutinho, Assistente Social, Sócia-Administradora da Equilíbrio Clínica Dia e criadora do projeto explica como o novo serviço de urgência que conta com assistência integrada que preza pela humanização e bem-estar do paciente vai funcionar. “Como explicado acima, na medida em que o paciente for evoluindo, ele pode receber alta, ir para casa e continuar realizando as atividades terapêuticas com acompanhamento apenas durante o dia, na nossa estrutura de Clínica Dia. Ressaltando que para casos mais simples, o paciente pode contar com nosso tratamento ambulatorial. Dessa forma teremos um serviço completamente integrado, compondo consultas ambulatoriais, Clínica Dia, internação de curta permanência e urgência mental”, explica.   

  

A Urgência Mental é um serviço particular de portas abertas 24h funcionando para acolher ocorrências psiquiátricas. “O processo de internação de curta permanência ocorre em um outro pavimento especial da mesma estrutura, e está disponível para os pacientes que precisem de maior tempo de observação e estabilização pós urgência mental. Nossa clínica dia permanece funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em uma outra área da mesma estrutura, com atividades terapêuticas e acompanhamento médico e psicológico durante toda a semana. No caso da clínica dia, para verificar a disponibilidade de acompanhamento basta agendar uma triagem de maneira gratuita. Também oferecemos assistência ambulatorial, com consultas de psicologia e psiquiatria disponíveis para o público externo”, conta Kelly.   

  

O principal objetivo da Equilíbrio Clínica Dia desde o começo foi proporcionar um tratamento humanizado e que de fato se proponha a tornar o paciente apto a seguir fortalecido com a sua vida. “O novo projeto nasce justamente da expansão desse propósito, oferecendo um serviço de excelência para o povo sergipano. Sempre foi bastante frequente encontrar pessoas que buscam tratamento para saúde mental fora do nosso estado, e agora temos um serviço totalmente inovador aqui, na nossa própria casa. Nosso próprio modelo de acompanhamento em clínica dia, que se tornou referência em Sergipe, também nos incentivou para esse momento. Agora podemos cuidar das pessoas em diferentes fases, desde o momento de crise aguda até a reinserção na sua vida cotidiana, resgatando também habilidades perdidas no processo de adoecimento”, afirma.   

 
Além do tratamento humanizado e o respeito às individualidades, um forte diferencial é a ênfase na recuperação do paciente no menor espaço de tempo possível. “Não temos nenhum interesse em institucionalizar seres humanos, o tempo dos manicômios ficou para trás. Esse também é um forte estereótipo de saúde mental a ser desconstruído. Nossa equipe é multidisciplinar: estamos todos afinados a oferecer o melhor tratamento para tirar o paciente do momento de crise, resgatando suas habilidades, confiança, autoestima e fortalecendo vínculos sociais; contamos também com o auxílio e participação da família de cada paciente, que é parte fundamental do processo”, destaca.   

  

Estrutura  

  

A urgência mental conta com um espaço climatizado e especialmente preparado para receber pacientes em crise e seus familiares. “Temos uma sala de acolhimento, sete leitos disponíveis para observação, outra sala especial com aparelhos de última geração para quaisquer intervenções que sejam necessárias, e uma equipe com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Já nossa estrutura de internação de curta permanência conta com dez suítes, todas preparadas para reduzir risco de suicídio e com vigilância 24h, além de uma área verde para convivência e prática terapêutica. Durante o momento de internação, há também o contato com atividades terapêuticas através dos profissionais da nossa equipe multidisciplinar de Clínica Dia”, detalha.   

 

A essência da instituição é uma equipe multidisciplinar, essa é uma forte marca da identidade da Equilíbrio e um fator de sucesso no tratamento que é oferecido. Além de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, a equipe conta com diversos profissionais e instrutores de atividades terapêuticas, como Yoga, pilates, teatro, arteterapia, musicoterapia, entre outros. O serviço oferecido pela Equilíbrio Urgência Mental e Assistência Integrada 24h é particular e também está disponível através dos convênios credenciados pela instituição. 

Fonte e fotos: Jornalista Rodrigo Alves. 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta