Pular para o conteúdo
Início » Adailton dos Santos Andrade: um músico, professor e historiador de grande destaque.

Adailton dos Santos Andrade: um músico, professor e historiador de grande destaque.

Adailton dos Santos Andrade nasceu em Aracaju-SE no dia 03 de abril de 1965. Filho de Cícero Paes de Andrade e Maria Lúcia dos Santos, na sua trajetória estudantil passou pelas escolas Clarice Oliveira, Paulo Sarasate e Gaspar Lourenço, todas localizadas na cidade de São Cristóvão, e concluiu o ensino médio no Colégio Dom José Thomás, em Aracaju, onde foi convidado pelo professor Valquírio para substituir o professor Meireles na banda interescolar do colégio Dom José Thomás.

Por um período, Adailton parou os estudos para se dedicar à Marinha, em Salvador, e saindo da Marinha passou a estudar Música no Instituto Carlos Gomes, também na capital baiana. Fez especialização, também em Música, na Faculdade Santa Marcelina na cidade de São Paulo.

Retornando a Aracaju, cursou História na Universidade Tiradentes (UNIT), pós graduação em Ensino Superior de História e em Sergipe Sociedade e Cultura pela Faculdade Pio Décimo, e Faculdade São Luís de França, mestrado em Educação na Universidade UNIFUTURO/FCU em João Pessoa-PB e atualmente faz duas especializações em Arquivologia e Biblioteconomia, na Faculdade FAVENI.

É Ex-professor Tutor da Universidade Federal de Sergipe, no núcleo CESAD, onde lecionou a disciplina História de Sergipe. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). Biógrafo do saudoso Augusto Maynard Gomes e estudioso da História do município de Rosário do Catete. Recebeu duas comendas a nível nacional de honra ao mérito: Medalha Euclides da Cunha, na Academia Internacional Brasil/Suíça e outra Outorga da Educação pelos serviços em relevância às pesquisas históricas em Sergipe com foco em Rosário do Catete.

O ilustre professor Adailton recebeu os títulos nobiliárquicos de Comendador com a medalha “Cruz do Mérito da Educação” pela Câmara Brasileira de Cultura em São Paulo. Ainda é associado à ANPUH/SE (Associação Nacional de História). É Membro Fundador da Confederação de Ciências, Letras e Artes do Brasil (CONCLAB) com sede no Rio de Janeiro, ocupando a cadeira nº 15, que leva seu nome como patrono, e pela atuação como Flautista na Música Popular Brasileira e Regional, ganhou Medalha ao mérito Guilherme Arantes.

Recebeu, também, Moção de Aplausos e agradecimentos por serviços prestados à pesquisa histórica com foco em Sergipe: Moção Honrosa da Assembleia Legislativa pela Deputada Kitty Lima. Moção de Agradecimento da Associação Portuguesa de Bombeiros de Portugal. Certificado Internacional de reconhecimento como Mestre em História pelo Grupo de Doutrinas Históricas do RSG, com sede na Arábia Saudita. Associado ao CONCLAB, incorporada ao Instituto de Administração e Justiça da Suprema Confederação Imperial Ottomano-Byzantina, fundada em 1928, em Paris e registrada no Brasil em 1968, com estatutos publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo e à CONNITER (Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências). Membro do MAC (Academia Sergipana de Letras), cadeira 33, patrono Hermes Fontes. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências. Membro da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo (ACLASP).

Não obstante o seu brilhante currículo, é ainda membro das seguintes Academias de Letras: Membro efetivo da Academia de Letras do Brasil/Suíça. Fundador da Academia Sancristovense de Letras e Artes. Membro Honorário da Academia Barracoqueirense de Letras e Artes. Comendador e Chanceler em Sergipe da Câmara Brasileira de Cultura/São Paulo. Membro efetivo da Academia de Ciências e Artes de São Paulo. Membro Correspondente da Academia dos Municípios do Estado do Ceará. Membro Correspondente em Sergipe da Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba-ACLA – Ceará. Membro Correspondente em Sergipe da Academia de Letras e Música do Brasil- ALMUB – Distrito Federal. Membro efetivo da Academia Independente/AIL Ordem Scriptonrium – Pernambuco. Membro efetivo da Academia de Letras do Brasil/ALB Seccional Limeira.

O professor Adailton, ainda é autor das seguintes obras literárias: Augusto Maynard Gomes – da Caserna ao Palácio, 2019 (concluído, esperando a publicação). Personalidades Rosarenses (Dicionário de famílias) – 2019. Livro do IHGSE: Augusto Maynard Gomes e o Julgamento de Carlos Prestes em 1940. Revista do IHGS. Augusto Maynard Gomes na Revolução de 1930 em Minas Gerais, Reduto de Luta e Resistência. Revista do IHGS. Revista CUMBUCA, nº15, Setembro de 2001, com artigo “Rosário do Catete, A História Política de Sergipe. Revista CUMBUCA, nº 19 Julho de 2019 – Crimes que abalaram Aracaju.

Por todos os atributos, e contribuições no âmbito da educação, o historiador e músico Adailton dos Santos Andrade é reconhecido, regional, nacional e internacionalmente, e se destaca como um brilhante profissional.

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos. Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter