Pular para o conteúdo
Início » Agentes da EMSURB realizarão mutirão de combate ao Aedes aegypti no Bairro Palestina, em Aracaju

Agentes da EMSURB realizarão mutirão de combate ao Aedes aegypti no Bairro Palestina, em Aracaju


 

Neste sábado, 23, cerca de 50 agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estarão no bairro Palestina, zona Norte da capital, participando do mutirão de combate ao Aedes aegypti.
De acordo com dados do último Levantamento de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), o bairro apresentou índice de infestação pelo mosquito de 6,7%, considerado alto risco.
A iniciativa faz parte das estratégias implementadas pela Prefeitura de Aracaju, desde julho de 2019, para diminuir a infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Na ocasião, em parceria com a equipe de endemias, os agentes de limpeza executarão serviços de capinação manual e recolhimento de resíduos descartados de forma irregular em terrenos baldios e residências abandonadas.
Como suporte à iniciativa, a empresa municipal disponibilizará, ainda, o serviço do Cata Treco. “Por meio deste programa, materiais como pneus, garrafas, mobílias e outros objetos sem serventia serão recolhidos e encaminhados para cooperativas de reciclagem, parceiras da Prefeitura”, informou o diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida.
Trabalho integrado 
O presidente da empresa, Bruno Moraes, considera importante a manutenção do trabalho integrado entre os órgãos municipais, também no combate ao Aedes.
“Os esforços da gestão têm sido diários. Mesmo com o foco das atividades dentro das residências, a Prefeitura continua reforçando, simultaneamente, as ações de limpeza pública, estas executadas dentro de um cronograma regular de serviços. Assim, as intervenções são direcionadas a todas as regiões da capital, sobretudo, para aquelas que demandam maior atenção, de acordo com os dados do LIRAa”, destacou.
Conforme  o gerente de Programa Municipal de Combate ao Aedes, da SMS, Jeferson Santana, a participação da Emsurb é primordial, principalmente nesse contexto da retomada das atividades.
“Ficamos 11 meses impedidos de realizar ações dessa natureza por causa de uma determinação judicial. Felizmente, em março deste ano, conseguimos reverter a situação e de imediato planejamos não só o retorno das visitas domiciliares, como também dos mutirões. Por isso, a soma de esforços com a Emsurb é muito importante, pois os agentes de limpeza fazem um trabalho paralelo ao nosso, através da eliminação de possíveis focos de criadouros do mosquito”, ressaltou.
Programação
Retomado na primeira quinzena desse mês, pelo Bairro José Conrado de Araújo, os mutirões acontecem sempre aos sábados, a partir das 8h. No Bairro Palestina, a concentração das equipes ocorrerá em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Fonseca, situada na rua Álvaro Maciel, s/nº.