AGOSTO DOURADO E OS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO

Especialista ressalta a importância desta campanha para a saúde dos recém-nascidos e das mães

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017. Ela determina que no decorrer de agosto serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, intitulado de Agosto Dourado. O mês é conhecido assim por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A coordenadora do curso de Enfermagem da EstácioIsabella Barros Almeida Sampaio, afirma que a amamentação protege o binômio mãe e filho, e que a suposição de que o leite materno pode ser substituído por produtos artificiais, sem consequências prejudiciais, devem ser descontruídas. “Esse ato impacta nos sistemas do organismo como um todo, e por isso é fundamental apoiar, promover e proteger o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, para que se tenha os benefícios na primeira infância e durante toda vida.

De acordo com pesquisa publicada em 2016 na revista científica The Lancet, a universalização do aleitamento exclusivo, ou seja, ter todas as crianças do mundo se alimentando somente com o leite materno no início da vida, poderia prevenir 823 mil mortes por ano entre meninos e meninas com menos de cinco anos de idade, além de evitar 20 mil mortes por câncer de mama anualmente.

Isabella Barros Almeida Sampaio reforça que o aleitamento materno deve ser incentivado e protegido durante todo o pré-natal, para que a mãe se sinta preparada e segura para o início dessa jornada. Ela lembra ainda que há muitas barreiras e dificuldades com as quais as mães se deparam, sejam socioeconômicas, pela necessidade de voltar ao trabalho ou a pouca informação sobre a amamentação.

“Além da amamentação, o aleitamento materno exclusivo pode ser apoiado e promovido por doações aos bancos de leite existentes em cada cidade e estado. Essa ação é uma responsabilidade social a qual devemos compartilhar”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio.

Informações da assessoria

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta