Alunos da rede estadual participam de aula inaugural em parceria com a Aliança Francesa

Os 10 alunos da rede estadual de ensino selecionados para o curso de francês, ofertado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Aliança Francesa, participaram na manhã de sábado, 9, da aula inaugural, que aconteceu de maneira remota por meio da Plataforma Zoom. O curso será ministrado pelo professor Bruno Guimarães, e a aula introdutória versou sobre aspectos linguísticos e culturais do idioma francês.

 

Nesse primeiro momento, os estudantes conheceram detalhes da língua francesa que estão mais próximos do seu cotidiano, além de terem aprendido um pouco mais sobre pronúncia das palavras e algumas diferenças e similaridades com o português. O professor também apresentou ferramentas disponibilizadas pela Aliança Francesa, como a monitoria para tirar dúvidas, a biblioteca virtual, entre outras, além de eventos realizados pela instituição de ensino, como o Festival de Música Francesa, que acontece anualmente.

 

De acordo com a técnica pedagógica do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Célia Gil, que é responsável pelo acompanhamento dos estudantes, os alunos permanecerão no curso enquanto estiverem na rede Pública Estadual, desde que não sejam reprovados nem na escola nem no curso de francês. “Essa parceria da Seduc com a Aliança Francesa representa mais uma grande oportunidade de os nossos estudantes terem acesso a uma língua estrangeira. Isso só vem agregar valor à formação deles, refletindo no seu futuro profissional. Também assisti a essa primeira aula de introdução que a Aliança realizou com eles e vi que todos estão muito interessados e motivados”, declarou.

 

O professor Bruno Guimarães destacou a importância dessa oportunidade. “O francês vai abrir portas; vai ser um diferencial na vida desses jovens. Para aprender uma língua estrangeira, é preciso se dedicar muito mais além das aulas. É ouvindo rádio, filmes, atividades em sites nesse idioma. Os alunos precisam aproveitar essa oportunidade que estão tendo, graças à parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e, quem sabe no futuro, estudar em uma universidade francesa”, disse.

 

Uma das participantes é a aluna Sarah Santos Campos, que estuda no Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju. Ela contou que durante o curso pretende construir uma base de conhecimento da língua para que possa ter uma noção quando avançar nos seus estudos, já que pretende caminhar rumo à fluência. “Eu vejo como uma chance de aprendizado única e fico muito feliz de poder fazer parte. Saber uma nova língua, principalmente um idioma tão conhecido e falado como o francês, abre diversas portas, tanto de emprego como da oportunidade de conhecer novas culturas, pessoas, tradições e tantas outras coisas que são ligadas por esse idioma”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta