Pular para o conteúdo
Início » Alunos de escolas privadas podem concorrer a bolsas do ProUni

Alunos de escolas privadas podem concorrer a bolsas do ProUni

Edital do programa se adequa a lei federal e amplia os critérios de origem escolar do candidato; programa oferece bolsas em faculdades privadas, incluindo a Unit

Mais estudantes poderão participar e ter chances de aprovação no processo seletivo para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior de todo o país. A partir de agora, os alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas particulares, mesmo sem ter sido contemplados com alguma bolsa de estudos, podem participar do certame. Esta é uma das novidades do Edital n° 81, divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), com as regras do ProUni para o segundo semestre de 2022.

Com isso, estes alunos se adequam à Lei Federal n° 14.350, sancionada em maio deste ano, que autorizou a participação dos estudantes não-bolsistas de escolas privadas no ProUni. De acordo com o governo, essa medida amplia os critérios de origem escolar e aumenta as possibilidades de acesso ao ensino superior, já que a participação dos estudantes de escolas públicas e dos bolsistas de escolas privadas permanece vigente.

As inscrições para seleção do ProUni no segundo semestre começaram nesta segunda-feira, 1º de agosto, e vão até quinta, 4. O interessado deve acessar a página do ProUni no Portal Acesso Único, do MEC. Após informar ao CPF e a senha do cadastro da plataforma Gov.br, o candidato pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil e em ordem de preferência. Caso o aluno não tenha acesso ao sistema, pode fazer o cadastro na mesma plataforma, preenchendo as informações solicitadas. Todo o procedimento é gratuito.

A seleção é aberta para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e/ou 2021 (melhor média), com nota acima de 450 pontos e sem ter tirado zero na redação.

Vagas ProUni 2022.2

Em todo o país, são mais de 44,3 bolsas integrais (100%) e parciais (50%) que estão disponíveis. As faculdades e universidades mantidas pelo Grupo Tiradentes participam desta seleção, com um total de 1.226 vagas distribuídas em suas unidades de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e de Ensino à Distância (EaD). Todas elas têm seus cursos bem conceituados nas avaliações do MEC, com estruturas de ponta, alta tecnologia e metodologias de ensino voltadas à formação completa do aluno para o mercado de trabalho.

Destas vagas, 256 estão em Sergipe, por meio da Universidade Tiradentes (Unit), sendo 46 bolsas integrais e 210 parciais para os cursos de: Direito, Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Comunicação Social/Publicidade, Educação Física – Licenciatura, Educação Física -Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Medicina, Odontologia e Sistemas de Informação.

Outras 620 bolsas, sendo 175 integrais e 445 parciais, estão sendo ofertadas pela Unit na modalidade de Ensino à Distância (EAD), em seus polos de Alagoinhas (BA), Aracaju (SE), Arapiraca (AL), Caruaru (PE), Estância (SE), Feira de Santana (BA), Garanhuns (PE), Itabaiana (SE), Lagarto (SE), Maceió-Fits (AL), Maceió-Benedito Bentes (AL), Mossoró (RN), Nossa Senhora da Glória (SE), Nossa Senhora das Dores (SE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Paulo Afonso (BA), Petrolina (PE), Poço Verde (SE), Propriá (SE), Tobias Barreto (SE), Umbaúba (SE) e Vitória da Conquista (BA).

Entre os cursos 100% online e híbridos, ofertados via ProUni pela Unit, estão os de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Estética e Cosmética, Nutrição, Serviço Social, Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Terapias Integrativas e Complementares, Engenharia de Software, Engenharia de Produção, Educação Física, Análise de Infraestrutura de Redes e Sistemas Computacionais, Arquitetura Devops para Soluções em Multcloud, Data Science Analytics, Fotografia, Tecnologia em Design de Interiores e Gastronomia.

Para mais informações sobre o processo de inscrição no ProUni, acesse: https://www.unit.br/prouni ou ligue gratuitamente para 0800-729-2100.

Asscom | Grupo Tiradentes com informações do MEC

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter