Pular para o conteúdo
Início » Alunos do curso de farmácia da UFS realizam ação sobre o uso racional de medicamentos

Alunos do curso de farmácia da UFS realizam ação sobre o uso racional de medicamentos

No dia nacional pelo uso racional de medicamentos, 05 de maio, professores e cerca de 40 alunos do curso de farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizaram uma ação extensiva para sensibilizar a população a respeito do uso racional de medicamentos. A ação aconteceu Praça do Rosa Elze, em São Cristóvão, levando informações à população e oferecendo os serviços de aferição de pressão e glicemia.

Fernanda Valença, farmacêutica, doutoranda e pesquisadora, destacou a importância da ação promovida, que orientou a população quanto ao uso correto dos seus medicamentos, os problemas causados pela automedicação, que podem mascarar problemas de saúde nos pacientes, causar reações adversas graves, intoxicações e até levar à morte.

“Os alunos do curso receberam capacitação acerca do uso racional de medicamentos para poder passar esse conhecimento para a população neste dia de ação extensiva. Nós abordamos, conversamos e orientamos os pacientes a respeito do armazenamento correto, descarte, a posologia e a forma correta do uso”, explicou Lara Caxico, aluna do curso de farmácia.

A população local aprovou a ação e reconheceu a importância das orientações recebidas. “Eu achei muito importante, até porque muitas pessoas não têm essa consciência de usar os medicamentos apenas quando forem receitados, as pessoas querem se automedicar, as vezes só de ouvir falar em uma doença, já acha que tem e se automedica, tendo reações. Tem a questão do descarte correto dos medicamentos, que às vezes uma criança ou algum animal pode pegar. Eu achei muito bacana eles conscientizarem a população, pois muitas vezes as pessoas não têm acesso a essas informações”, declarou Gilvan, morador do bairro.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter