Aprovado PL do deputado Ibrain de Valmir que oficializa como Patrimônio histórico, cultural e imaterial de Sergipe, o Cristo Redentor de São Cristóvão
Em 1926 foi inaugurado o Cristo Redentor, situado na Colina de São Gonçalo no município de São Cristóvão, onde, segundo pesquisadores da Faculdade de Belas Artes de São Paulo, é o mais antigo e original, pois diverge da matriz carioca.
O Cristo Redentor sergipano foi construído entre os anos de 1924 e 1926, na colina São Gonçalo, há dois km do centro histórico da cidade de São Cristóvão. A obra tem 16 metros de altura (10 m de base e 6 m da estátua) e foi encomendada pelo Governo de Graccho Cardoso (1922/1926), ao arquiteto Bellando Belandi. Seus dois braços não estão completamente abertos, mas demonstram uma ternura de quem chama para um abraço.
A inauguração realizada no dia 24 de janeiro de 1926 foi marcada pelo discurso do padre Luiz Gonzaga, da Bahia, a área ganhou restaurante e banheiros públicos em 1972, benfeitorias da administração Municipal de Paulo Correia. Até meados da década de 1980, o Cristo era um legítimo atrativo turístico da cidade histórica, também área de lazer das famílias, de festas populares, excursões escolares e de missas campais.
Diante disso, o parlamentar Ibrain de Valmir analisando o significado e importância que a obra tem para a cultura do município e de toda a população de São Cristóvão defendeu e criou a Lei que declara o “CRISTO REDENTOR”, como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.
Notícias de Sergipe
Email: contato@imprensa24h.com.br
Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h
Imprensa 24 Horas
Siga nossas redes: