Aracaju inicia imunização de adolescentes de 14 anos

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 24, mais uma fase da vacinação da população contra a covid-19, com a inclusão dos adolescentes de 14 anos no calendário municipal.
Esta nova etapa também contempla a aplicação da dose de reforço em pacientes com alto grau de imunossupressão, de 50 a 59 anos, que tenham tomado a segunda dose há mais de 28 dias. Além desses, a gestão segue realizando a imunização das pessoas acima de 18 anos, inseridas na repescagem, além da segunda dose com agendamento.
Durante todo o dia de hoje, foram vacinados 2.566 adolescentes de 14 a 17 anos, além de 252 pessoas com a terceira dose. Com relação à repescagem, foram imunizadas 147 pessoas, e outras 3.869 com a segunda dose.
Com mais esse quantitativo, a gestão municipal segue avançando com a campanha de vacinação, com 85% da população vacinada com a primeira dose, totalizando 484.872 pessoas; e 57,73% da população adulta com a segunda dose, perfazendo um saldo de 296.683 cidadãos.
Rafael Mendonça Santana levou seu irmão, Mateus Mendonça Santana, de 14 anos, para tomar a primeira dose no posto montado pela SMS no shopping RioMar. “Ele estava meio agoniado, mas deu tudo certo. O atendimento foi super rápido e viemos logo cedo”, disse Rafael. “Senti medo da agulha, mas não tanto. Como é importante, eu deixei e foi rápido”, completou Mateus.
Jorge Ferrari levou a filha Catarina Helena Ferrari, 14, ao posto do RioMar e enalteceu a vacinação. “O tempo está mostrando que, com a vacinação, está diminuindo a contaminação. É melhor para todos nós”, disse o pai. “Estava nervosa, mas agora estou feliz”, resumiu a filha.
Daniela Lima Barreto, mãe de João Pedro Lima Barreto, 14, disse que o sentimento de toda a família é de alívio e de proteção. “Lá em casa eu e meu esposo já estamos imunizados e meu filho estava muito ansioso pelo dia de hoje. A gente acredita na vacinação como única forma de proteção. Ela é realmente eficiente. Nosso sonho é que todos os brasileiros, todos da nossa família e todos os aracajuanos tenham acesso à vacina”, frisou dona Daniela.
“Não tive medo e acho importante estar vacinado. É um passo para a normalidade. A vacinação é a única forma, de fato, de se proteger. É um alívio ser vacinado”, sublinhou o garoto.
Ainda no RioMar, Rafael José Souza Leite acompanhou a filha, Lívia Cleide Gonzalez Leite, 14. “O sentimento é de alívio. Já tinha tomado a minha dose única e ela, que estava ansiosa, já veio tomar. Graças a Deus está tudo bem. Esperamos passar esse período de vacinação para a gente poder ter o equilíbrio novamente e não colocar em risco a vida da gente”, afirmou.
João Luca Moura, 26, tomou a segunda dose no drive-thru montado no Parque da Sementeira. Ele estava acompanhado de mais quatro amigos (Geovana Matos, Igor Soares, Caio César, e Ramon Pondé), os quais também aproveitaram a ocasião para tomar a vacina.
“Estou feliz, porque muitas pessoas morreram e não puderam tomar a segunda dose, mas nós, como cidadãos, estamos fazendo o dever que é vir se vacinar e ficar imune a esse vírus, além de torcer que tudo volte ao normal o mais rápido possível”, destacou.
No posto montado na Estação Cidadania, no bairro Bugio, Maria Ednalra Souza, 76, popularmente conhecida como “Nega”, tomou a terceira dose de reforço. “Estava tão nervosa, mas acho importante a vacina. Graças a Deus, deu tudo certo. Não vejo a hora de acabar essa doença para a gente sair desse sufoco, porque é muito triste”, colocou.
Cronograma
Pelo cronograma, tanto os adolescentes de 14 anos quanto os imunossuprimidos poderão receber a vacina até sexta-feira, dia 1º. Para este público, o imunizante estará disponível em sete pontos fixos, das 8h às 16h.
São eles: Estação Cidadania (Bugio); UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao Terminal DIA).
Nestes locais, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju, em nome da pessoa ou dos pais.Também será possível ter acesso ao imunizante no Parque da Sementeira, das 8h às 17h. É preciso se cadastrar no portal “VacinAju” e aguardar liberação do código autorizativo.
Para receber o reforço, os cidadãos de 50 a 59 anos, com alto grau de imunossupressão, devem ter tomado a segunda dose há mais de 28 dias.

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta