Aracaju já alcançou mais de 80% da meta de vacinaçao de idosos de 73 anos

A Prefeitura de Aracaju deu início, nesta segunda-feira, 22, à vacinação dos idosos de 73 anos e a expectativa é que sejam imunizadas 2.420 pessoas desta faixa etária. Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vacina está sendo ofertada no drive-thru montado no Parque Augusto Franco (Sementeira) – para quem se cadastrou no portal VacinAju e está com o código já validado -, e em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Além dos idosos, os profissionais de saúde também seguem sendo vacinados. 
 
Até o momento, Aracaju já imunizou 44.474 pessoas, o que corresponde a 6,68% da população da capital. Somente nesta segunda, 1.947 idosos de 73 anos foram vacinados, o que corresponde a 80,4% da meta para esse grupo.
 
Em termos gerais, Aracaju já vacinou mais pessoas do que a média do Estado (4,48%) e também do Brasil (5,58%). Conforme destacou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a vacinação avança a depender da chegada de novas doses de imunizantes. 
 
“Com a chegada das novas doses, no último final de semana, esperamos avançar ainda mais nas idades e logo começarmos a perceber uma redução dessa faixa de idosos nos leitos de hospitais. Ainda é muito preocupante o número de pessoas que estão sendo internadas. No momento, temos duas situações: a mudança da curva que já mostra que pessoas abaixo de 60 anos começam a se internar, e a continuidade daquelas pessoas que ainda não se vacinaram, acima de 60 anos. Portanto, além de avançar na vacinação, precisamos correr atrás de outras medidas de conscientização da população porque precisamos diminuir essa contaminação social que tem ocorrido nos últimos dias”, frisa a gestora. 
 
De acordo com Waneska, Aracaju tem expertise para vacinação e montou todo um planejamento, mesmo antes da chegada das primeiras doses à capital, em janeiro deste ano. “No momento, estamos aguardando que o Estado defina o quantitativo de doses que vem para Aracaju para que possamos anunciar o novo cronograma. No entanto, a rede municipal tem dado vazão com celeridade às vacinas que chegam”, explica a secretária.
 
Wanesksa destaca que, além do drive, o Município conta com unidades bem estabelecidas e equipes preparadas para receber aqueles que fazem parte do público alvo, no momento. “Criamos também apoios para algumas unidades que têm maior fluxo, como escolas, igrejas, associações, tudo com o objetivo de dar maior conforto às pessoas. São essas estratégias que têm feito com que a vacinação aconteça com bastante fluidez em Aracaju. Quando a gente libera uma idade, em no máximo dois dias conseguimos imunizar a maior parte dos idosos daquela faixa-etária. Se tiver a vacina, a gente consegue avançar rapidamente”, salienta a secretária. 
 
Remanejamento 
Além do drive e das UBSs, para tornar o fluxo de atendimento ainda mais efetivo, a Secretaria da Saúde de Aracaju remanejou a vacinação de oito Unidades Básicas de Saúde para pontos fixos de imunização. Confira:
UBS João Oliveira Sobral – Cras João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont);
UBS Renato Mazze Lucas – Emei Manoel Eugênio do Nascimento (bairro Santos Dumont);
UBS Walter Cardoso – EMEF Orlando Dantas (bairro Olaria);
UBS Lauro Dantas – Escola Estadual Jornalista Paulo Costa (bairro Bugio);
UBS José Calumby – Santuário Nossa Senhora Aparecida (bairro Bugio);
UBS Amélia Leite – Oratório de Bebé (avenida Desembargador Maynard);
UBS Dona Sinhazinha – Escola Estadual Senador Leite Neto (bairro Grageru);
UBS Hugo Gurgel – EMEF Juscelino Kubitchek ( bairro Coroa do Meio).

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta