Pular para o conteúdo
Início » Através de ação integrada, prefeitura de Aracaju monitora condições das árvores

Através de ação integrada, prefeitura de Aracaju monitora condições das árvores

As árvores são organismos vivos, elas têm um ciclo, envelhecem, são acometidas por doenças e estão sujeitas às ações das chuvas e dos ventos, que podem acarretar em riscos para a população. Como forma de reduzir a possibilidade de acidentes, a Prefeitura de Aracaju realiza ações preventivas de monitoramento do conjunto arbóreo da capital.

Esse acompanhamento é realizado de forma integrada, com as ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e pela Secretaria Municipal da Secretaria da Cidadania e Defesa Social (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju.

“A responsabilidade da Prefeitura de cuidar da cidade e da vida das pessoas é muito grande, então não podemos incorrer em riscos de tombamento, como temos visto em alguns casos, em especial nesse período chuvoso”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos.

A ação integrada envolve não só o monitoramento, mas também a produção de novas mudas no Horto Municipal, para substituir árvores suprimidas e avançar na arborização de mais áreas da cidade. “A Prefeitura é responsável por planejar e monitorar todas as etapas relacionadas à arborização, do plantio de novas árvores até a autorização da supressão”, relata Alan.

Essa responsabilidade foi o norte da gestão para o plantio de 6.100 mudas, do ano passado para cá, sendo que 500 delas serão distribuídas durante a Semana do Meio Ambiente, ação que será desenvolvida de 8 a 10 de junho.

Supressão de árvores

Quando alguma árvore apresenta qualquer tipo de perigo à população, a equipe de arborização da Sema avalia as condições e, caso sejam identificados motivos reais, como risco de queda ou comprometimento da estrutura da árvore, é autorizada a supressão, que é realizada pela equipe da Emsurb.

“Nosso objetivo principal é proteger a integridade da população. Então, em situações de risco, agimos de forma rápida, tomando as medidas necessárias e prudentes para que não aconteçam acidentes ou prejuízos materiais”, comenta o secretário.

Entre janeiro e abril de 2022, 76 supressões foram autorizadas pela Sema. Qualquer cidadão aracajuano pode solicitar o serviço, por meio da plataforma AjuInteligente, pela ouvidoria da pasta, no número 3225-4151, ou presencialmente, na sede do órgão, que fica na rua Santa Luzia, 926, São José.

O secretário ressalta que, uma vez autorizada a supressão da árvore, a Prefeitura é responsável pela compensação, plantando uma nova muda e cuidando para que possa se tornar adulta, substituindo aquela que foi retirada.

Inventário da Arborização

Para avançar ainda mais no que diz respeito ao monitoramento e avaliação das árvores da capital, a Prefeitura está finalizando o Inventário da Arborização, que trará dados atualizados e detalhados sobre as condições das árvores.

“O objetivo primeiro desse inventário é melhorar nossa condição de monitoramento, conhecendo quantas são as árvores, onde estão localizadas e qual o estado fitossanitário”, detalha Alan.

A partir desses dados, será possível identificar árvores comprometidas por pragas, que apresentam risco de tombamento, àquelas que estão comprometendo a tubulação ou a fiação elétrica. Além disso, as informações estatísticas permitirão que a Prefeitura saiba o índice de árvores por bairros e regiões, planejando de forma mais eficiente o plantio de novas mudas.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter