Belivaldo Chagas destaca medidas restritivas para as festas de fim de ano

Após reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), nesta terça-feira (15), o governador Belivaldo Chagas destacou, durante coletiva à imprensa, no auditório do Palácio dos Despachos, a necessidade de endurecer as restrições preventivas no combate à Covid-19 em Sergipe. As medidas foram baseadas nos dados da pandemia em Sergipe, apresentados pelos técnicos e cientistas do Comitê.

 

Belivaldo informou que, diante do avanço do contágio da doença no estado e com foco nas confraternizações de fim de ano, de 18 de dezembro a 09 de janeiro a ocupação de bares, restaurantes e similares deverá ser reduzida.

 

“Redobramos os cuidados com os eventos de fim de ano. Vamos reduzir a quantidade de pessoas nos bares, restaurante e nos eventos também.  Até então, a gente estava permitindo a ocupação de 75%, vamos reduzir para 50% nos bares e restaurantes. E quanto aos eventos que vieram a acontecer, nos quais eram permitidas 200 pessoas em ambientes fechados e 300 em ambientes abertos, iremos reduzir para 50%. O que estamos fazendo é em defesa da vida das pessoas”, disse.

 

Além da ocupação reduzida, fica determinada a obrigatoriedade da apresentação de projeto detalhado das medidas sanitárias a serem adotadas pelo estabelecimento e respectiva aprovação pela Secretaria de Estado da Saúde. Durante o período de permanência no estabelecimento, os clientes deverão permanecer predominantemente sentados. E fica proibida a utilização de pistas de dança ou a disponibilização de espaços equivalentes. Permanece autorizada a realização de apresentação artística de pequeno porte, com até 02 (dois) artistas, que deverão utilizar máscaras durante toda a apresentação obrigatoriamente.

 

A partir dos números apresentados, o chefe do Executivo Estadual disse, também, que é possível que a restrição por fases volte a ser utilizada para conter o avanço do contágio no estado. “Tudo é possível.  O que eu não posso é correr o risco de ver a rede entrar em colapso”, frisou.

 

 

Novos leitos

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), no boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (14), registrou que, no momento, 9.440 pessoas estão em isolamento domiciliar e 272 estão internadas no estado.

 

O governador esclareceu que, atualmente, a rede estadual possui 138 leitos de UTI exclusivos e está alinhando o contrato para novos leitos de UTI na rede privadas para atendimento de pacientes do SUS. “Recentemente aumentamos mais 10 leitos e estamos contratualizando com a Renascença para que, ainda esta semana, possamos abrir mais 18. Estamos dialogando com o Hospital de Cirurgia para abrir mais 10 lá também. A ideia é que a gente avance para que, no mês de janeiro, a gente chegue a 180 leitos de UTI”.

Publicidade:

 

Belivaldo afirmou, ainda, que se não houver a colaboração da população com relação às medidas preventivas, mesmo com essa ampliação há o risco de o sistema não dar conta. “. Apesar dos nossos esforços e prioridades, esbarramos em obstáculos. Não está fácil encontrar profissionais médicos para que a gente possa ter novamente a quantidade de leitos que tivemos. Nós chegamos a 209 leitos de UTI Covid na rede pública. Ontem fechamos o relatório de pessoas que estão internadas e são 272 internadas na rede pública e privada, isso é preocupante. Há pessoas morrendo nas enfermarias, sem dar tempo de chegar na UTI e não é por falta de vaga. É que o paciente entra em crise e acaba falecendo na própria enfermaria. Estou assustadíssimo e preocupado e tenho que ter responsabilidade para tomar medidas. Sempre disse que a gente flexibiliza e se todos colaborarem continuaremos flexibilizando. Mas se há falta de colaboração e houver a necessidade de fechar tudo novamente, faremos também”, pontuou.

Confira aqui a RESOLUÇÃO N.º 07/2020 .

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta