Pular para o conteúdo
Início » Biblioteca do Museu Histórico de Sergipe recebe doação de 763 livros da UFS

Biblioteca do Museu Histórico de Sergipe recebe doação de 763 livros da UFS

A Universidade Federal de Sergipe firmou mais um compromisso com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) na manhã desta quarta-feira, 06. Dessa vez, por meio da universidade, a comunidade do município de São Cristóvão e turistas vão poder acessar um acervo sobre a história do estado.

A Editora UFS doou 763 livros para o Museu Histórico de Sergipe e uma biblioteca está sendo estruturada para consulta pública das obras. Para o reitor da UFS, Valter Santana, a ação fortalece o histórico de parcerias entre as instituições.

“É mais uma ação que nos deixa muito felizes porque é o resultado da aproximação da universidade com parceiros importantes, vislumbrando atender os anseios da sociedade. Aqui, abrimos espaço para as obras publicadas pela Editora UFS e para que a sociedade venha apreciar, fomentando a difusão cultural. É a UFS dando a sua contribuição e divulgando as próprias obras”, afirma Valter.

 

Reitor valter Santana ao lado da diretora-presidente da Funcap, Conceição Vieira
Reitor valter Santana ao lado da diretora-presidente da Funcap, Conceição Vieira

“São órgãos preocupados com a cultura e com o fortalecimento da identidade sergipana. Nós já temos uma relação institucional importante e que se fortalece ainda mais com essas mais de 700 obras de pesquisadores, professores e da própria sociedade que puderam publicar seus livros pela Editora UFS”, comenta a diretora-presidente da Funcap, Conceição Vieira.

A diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS, Maíra Bittencourt, destaca a possibilidade de expansão do conhecimento a partir da doação. “A gente tem pensado cada vez mais, enquanto Editora UFS, em fazer com que o conhecimento saia da universidade e se torne público. Então, essa ação de levar os livros da universidade, que são produzidos com tanto afinco, tanto pelos pesquisadores quanto pelo Conselho Editorial, é algo muito relevante. Assim a gente consegue dar vazão e visibilidade às obras no lugar que elas devem estar: com os leitores que querem consumir essa informação para fazer chegar esse conhecimento a vários espaços”.

Além das 763 obras já entregues, a UFS pretende ampliar e doar mais 237 livros para o acervo do Museu Histórico de Sergipe, de acordo com o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira. “Nós estamos tratando de uma relação institucional e a UFS tem um acervo de qualidade excepcional que precisa ser divulgado. Essa interação com o museu histórico e com a Funcap vai propiciar, indiscutivelmente, uma maior chegada do nosso material produzido nas redes pública e privada de ensino. No caso dessa parceria, nós cedemos hoje 763 volumes e vamos chegar a mil unidades para atender as demandas e o interesse da comunidade”.

 

Entrega simbólica dos livros aconteceu na sede do museu, em São Cristóvão
Entrega simbólica dos livros aconteceu na sede do museu, em São Cristóvão

Rosângela Reis, coordenadora do museu, participou desde o início do processo de doação. “É uma oportunidade tanto para os escritores quanto para o museu, porque o espaço serve como uma vertente para a educação, abrindo para o público pesquisas que, às vezes, ficam inacessíveis. Nós já tínhamos um acervo, mas essa doação da universidade acrescenta muito na estruturação e abertura da biblioteca para a sociedade. O museu não ficará mais somente como ponto de contemplação, mas também de pesquisa”.

Instalação da antena da TV UFS

 

Diretora da Decav/UFS, Maíra Bittencourt celebra a instalação da antena com o coordenador da TV UFS, Marcos Cardoso
Diretora da Decav/UFS, Maíra Bittencourt celebra a instalação da antena com o coordenador da TV UFS, Marcos Cardoso

Durante o evento, também foi firmada uma parceria histórica para a universidade. Outro termo de cooperação técnica foi assinado para permitir a instalação da antena da TV UFS no espaço físico da TV Aperipê, além da utilização da torre de transmissão para ampliar o sinal do canal universitário.

Para o coordenador da TV UFS, Marcos Cardoso, essa é a confirmação de um sonho antigo. “Hoje a TV UFS deu um passo importante. Essa cooperação com o estado, através da Fundação Aperipê, para permitir o uso da torre da TV Aperipê e instalação da antena da TV UFS, veio na hora certa pela escassez de tempo e de recursos. Nós estamos correndo, inclusive, para instalar a antena agora em maio e, instantaneamente, colocar no ar a nossa TV”.

 

Assinatura dos termos de cooperação com a Funcap marca mais uma parceria institucional
Assinatura dos termos de cooperação com a Funcap marca mais uma parceria institucional

Em contrapartida, a universidade vai disponibilizar estagiários da área de comunicação que possam atuar nas rotinas jornalísticas da Aperipê, contribuindo com o lado prático da formação desses jovens.

“É muito importante o surgimento de novos mercados de trabalho para os profissionais que estão frequentando ainda os bancos da universidade. Toda vez que é firmada uma parceria como essa, eu acho que traz uma nova perspectiva na abertura dessas possibilidades para que cada formando possa sair da Universidade Federal de Sergipe e aplicar os conhecimentos na prática, nessa profissão tão nobre e empolgante que é a comunicação”, destaca o diretor de radiodifusão da Funcap, Carlos Batalha.

Letícia Nery

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter