Pular para o conteúdo
Início » Breno Garibalde alerta que em Aracaju só possui um cemitério com licença ambiental

Breno Garibalde alerta que em Aracaju só possui um cemitério com licença ambiental

O vereador Breno Garibalde usou a tribuna da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (26), para chamar a atenção sobre a falta de licenciamento ambiental dos cemitérios de Aracaju e o necrochorume, que está atingindo os lençóis freáticos. Esse líquido é proveniente da decomposição dos cadáveres e, se o cemitério não atender às legislações ambientais, são causados sérios danos à saúde pública e ao meio ambiente.

“Os outros cemitérios aracajuanos não possuem licença porque foram construídos antes da existência das legislações ambientais. Mas a gente não pode simplesmente continuar fingindo que o problema não existe, ele é real e está afetando diretamente a saúde das pessoas e o nosso meio ambiente”, afirmou Breno.

O parlamentar também alertou que o problema fica ainda maior na Zona de Expansão, que compõe 40% do território de Aracaju e não possui nenhum cemitério regulamentado.

“Por lá, a população utiliza muito os poços artesianos, que podem ser muito afetados com esse lençol freático contaminado. A gente também sabe que lá existem cemitérios clandestinos, o que só agrava o problema. Então, as pessoas podem estar bebendo água contaminada e a gente não pode fechar os olhos para isso. Além de ser um problema ambiental e de saúde pública, é uma questão de sensibilidade com o próximo”, alertou Breno.

Foto: César de Oliveira