Pular para o conteúdo
Início » Breno Garibalde faz alerta sobre os falsos biodegradáveis

Breno Garibalde faz alerta sobre os falsos biodegradáveis


Durante a sessão da última quarta-feira (04), o vereador Breno Garibalde destacou a importância de dar mais celeridade ao Projeto de Lei que pede o fim dos plásticos de uso único em bares e restaurantes de Aracaju. Na oportunidade, ele destacou a importância de se atentar bem aos produtos que se dizem biodegradáveis, mas não são.

“O ideal seria que a gente realmente reduzisse o consumo desses utensílios, como por exemplo os canudos, que já são proibidos por lei. Mas, para não ficarem sem opção, os estabelecimentos resolveram adotar os chamados de biodegradáveis. A questão é que quando você vai ler de fato o que está na embalagem do produto, informa que ele na verdade é oxibiodegradável, o que é péssimo para o meio ambiente”, explicou.

Segundo o vereador, que é ativo nas causas ambientais, existe uma grande diferença entre os dois tipos.

“Os biodegradáveis são produtos que, quando descartados, são consumidos por microorganismos. Já os oxibiodegradáveis (material usado na maioria dos casos), apenas recebem um aditivo químico que faz com que o utensílio se dissolva e se transforme em várias micropartículas. Saiu um estudo que mostra a presença desses micro pedaços de plástico em nossa corrente sanguínea, isso é muito perigoso e eu peço mais consciência de todos”, alertou Breno.

Foto: César de Oliveira