Caravanas do Esporte e das Artes: municípios sergipanos receberão formação a distância

Os cursos de Pedagogia do Esporte Educacional para Grandes Grupos e Metodologia Viva com Arte estão com inscrições abertas até o dia 11 de março

O Estado de Sergipe foi contemplado com os cursos da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes. As inscrições foram abertas nesta quinta-feira, 4, e se prolongam até o dia 11 de março. As ações da Caravana do Esporte serão desenvolvidas a partir do dia 1º. de abril, enquanto para a Caravana das Artes foi designado o dia 15 de março. Os municípios sergipanos contemplados serão Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Este ano por conta da pandemia, as formações das Caravanas do Esporte e das Caravanas das Artes serão desenvolvidas a distância (EAD), com a utilização dos modernos recursos que a tecnologia oferece. Serão desenvolvidos dois cursos: Pedagogia do Esporte Educacional para Grandes Grupos, com duração de 60h, e Metodologia Viva com Arte, com duração de 120h. Com abordagens teórica e prática e módulos interativos, os participantes serão acompanhados diretamente pelos professores especialistas dos Institutos, em fóruns periódicos online, ao longo das aulas a distância.

Poderão inscrever-se professores do ensino fundamental I, especialistas em Artes e em Educação Física, professores pedagogos do Fundamental I, bem como gestores e coordenadores pedagógicos. As vagas das duas formações serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição dos professores interessados, respeitados o limite de 80 vagas por curso. Para outras informações os interessados devem enviar um email para cqp.seduc@seduc.se.gov.br

Os projetos

Publicidade:

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação pelo esporte e pelas artes, que viajam pelo interior do Brasil e realizam atividades de formação de professores e atendimento direto de crianças, presencialmente, desde 2005.   Desde 2020, em decorrência da pandemia, os institutos migraram os conteúdos das formações de professores realizadas nas ações presenciais das Caravanas, para uma plataforma de ensino a distância.

Este ano serão atendidos 15 municípios no país com formações a distância.  No primeiro semestre, os institutos Esporte & Educação e Mpumalanga realizarão capacitações online EAD para Rede Estadual de Ensino de Sergipe nos município de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, além de dois municípios baianos, um município pernambucano e um município do Amazonas. No segundo semestre de 2021, mais cinco municípios sergipanos serão atendidos com as formações a distância. Os cursos de formação são totalmente gratuitos, sem custos para a gestão ou para os participantes.

Segundo Ana Moser, presidente do Instituto Esporte & Educação, “a organização dos conteúdos e estratégias utilizadas na formação dos professores da Caravana do Esporte em uma plataforma digital, permite que o projeto continue com ações em diversos municípios do Brasil. Isso tem um impacto direto sobre a qualificação da prática pedagógica dos professores das redes de ensino”.

A Caravana das Artes conta apoio do Governo de Sergipe, com patrocínio das empresas REDE, OTIS, EDP, Unopar E GTM, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo/Governo Federal, enquanto que a Caravana do Esporte conta com patrocínios do Itaú, REDE, Martercard, EDP Renováveis, Unopar e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *