Pular para o conteúdo
Início » Carro da vacina estará no Bugio a partir de hoje

Carro da vacina estará no Bugio a partir de hoje

Para ampliar cada vez mais a cobertura vacinal contra a covid-19 e a influenza na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), manterá a vacinação itinerante com o ‘Carro da Vacina’, o qual estará, entre os dias 18 e 22, na praça Vereador Osvaldo Mendonça – a da Estação Cidadania -, no bairro Bugio. O serviço funcionará das 8h às 13h.
Estão sendo imunizados no ‘Carro da Vacina’ somente idosos com 70 anos ou mais, aptos a receber a quarta dose contra a covid-19; e contra a influenza, estão sendo vacinados os idosos a partir dos 60 anos. Na semana que ficou instalado na praça Zilda Arns, no bairro Jardins, o ‘Carro da Vacina’ imunizou 2.311 pessoas, sendo 659 contra a covid-19 e 1.652 contra a Influenza.
“Para se vacinar, é necessário comprovar residência em Aracaju, apresentar ainda o documento de identificação e o cartão de vacina. Paralelo a essa ação itinerante, toda a população que precisa se vacinar pode buscar o serviço nas Unidades Básicas, os três shoppings da capital ou ainda o drive, montado no Parque da Sementeira”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Aline Monteiro.
Pontos de vacinação
De segunda a sexta-feira, a vacinação contra a covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h; nos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins, das 8h às 17h; e no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.
A primeira dose está disponível para a população a partir dos 5 anos; a segunda dose deve ser aplicada conforme o imunizante recebido na primeira, e de acordo com o prazo marcado no cartão de vacinação.
Recebem a terceira dose pessoas com 18 anos ou mais, que receberam a segunda dose há quatro meses. Pessoas vacinadas com a Janssen que já receberam um reforço estão com o esquema vacinal completo, ou seja, não precisam receber a terceira ou a quarta dose, já que uma aplicação é equivalente a duas.
“Também recebem a terceira dose as pessoas imunossuprimidas. Quem tem entre 12 e 17 anos, recebe o reforço após 56 dias da segunda dose, e aqueles que têm mais de 18 anos, recebem a terceira dose após 28 dias da segunda”, explicou Aline.
Atualmente, a quarta dose está sendo aplicada apenas nos idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas que receberam a terceira dose há quatro meses.