Centro de Excelência Leandro Maciel prepara servidores para volta às aulas presenciais

Em função do retorno das aulas presenciais da Rede Pública Estadual de Educação previsto para 17 de agosto, as unidades de ensino estão se preparando para que esse momento seja realizado de forma segura entre os estudantes, profissionais e demais agentes da comunidade escolar. Nesse sentido, a equipe diretiva do Centro de Excelência Leandro Maciel, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral, localizado no bairro Ponto Novo, em Aracaju, organizou dois encontros com os servidores.

Nos dias 20 e 23 de julho, a coordenação pedagógica preparou um encontro com todos os servidores da escola, como forma de prepará-los para a volta às aulas presenciais, além de tratar sobre as nuances do que é e como funciona o sistema de Ensino Médio em Tempo Integral. Desse modo, os encontros promoveram a descoberta de talentos, potenciais revelados, projetos de vida reorientados, vozes ouvidas, emoções externadas, sonhos e planejamentos.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Silvaneide Mota Lima, a formação ocorreu em duas etapas, separadas por reflexões acerca de projeto de vida e a linha do tempo que envolve a vida dos servidores concomitantemente às ações que desempenham no interior da unidade escolar. “Os servidores fizeram a escada do sonho, refletiram juntamente conosco sobre os pilares da educação e também fizeram um trabalho a respeito da própria identidade a partir do autoconhecimento e potencialidades, considerando o que são capazes de doar para a escola com vistas ao retorno das aulas presenciais. Nós temos um contexto diferenciado neste momento cheio de desafios, e a equipe escolar, que inclui todos esses servidores, precisa estar preparada no sentido de acolher bem a comunidade escolar que chegará para nós com diversas situações”, relatou Silvaneide.

A professora Laís Araújo de Almeida leciona as disciplinas de Espanhol, Projeto de Vida e Pós-Médio e nessa construção está desempenhando o papel de apresentar aos servidores o que significa o Projeto de Vida, que tanto se fala em meio ao contexto do Ensino Integral. “Nós trabalhamos a partir da perspectiva da disciplina Projeto de Vida e diante disso fizemos uma atividade sobre autoconhecimento, valorização do ser humano, no âmbito de reconhecer a própria identidade. Assim, podemos apresentar para esses servidores a importância de acolher os estudantes, principalmente nesse momento em que nós estamos a um ano e meio sem aulas presenciais. O objetivo é olhar para esses estudantes não apenas como indivíduos, mas como alguém que precisa ser acolhido”, declarou.

Para a oficial administrativa que atua na secretaria da unidade Leandro Maciel, Márcia Melo, tratar de projeto de vida é de fundamental importância para todos nós, mas principalmente para o aluno da rede pública, pois é necessário o despertar para estudar, aprender, conviver, sonhar e conquistar. “Nesse contexto, a escola tenta se unir para ser empática a toda situação que o aluno vive. Eu estou na secretaria, mas isso não quer dizer que eu não vou tirar uma dúvida de uma redação de que ele precise ou de um entendimento que ele não tenha com relação a ângulos”, ressaltou a servidora.

Já a servidora Daniela Santos, que cumpre a função de merendeira e também participou da formação, o momento é fundamental para debater os assuntos relacionados ao universo escolar. “Eu gostei bastante dos encontros porque foi uma forma de podermos nos autoconhecer para também conhecer, abordar e conversar melhor com o outro“, destacou Daniela, referindo aos estudantes.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

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