Pular para o conteúdo
Início » Circuito de Robótica acontece em Aracaju

Circuito de Robótica acontece em Aracaju

A robótica é uma ciência exata que abrange conhecimentos em eletrônica, eletricidade e componentes eletrônicos

Quando se fala em robótica, o que vem à mente é a figura de um robô. Obviamente essa associação não está errada. Considerada uma ciência exata, une tecnologia às ciências humanas para o desenvolvimento de máquinas, computadores e diversos sistemas. Com o avanço da tecnologia, aprender sobre a área é essencial para quem cursa Ciência da Computação e Jogos Digitais.

Pensando na capacitação dos estudantes dos cursos, a Universidade Tiradentes (Unit) promove o Circuito Tecnológico com oficinas, palestras e workshops. Na segunda-feira, 2, o Fab Lab (Tiradentes Innovation Center) recebeu um grupo de estudantes para o curso Eletrônica Básica para Robótica.

Segundo o coordenador do Tiradentes Fab Lab, Marcelo Maynart, os alunos terão conteúdo teórico e colocarão em prática na realização de um desafio. “O aluno vai ter conhecimento de componentes eletrônicos, a diferença entre eletrônica e eletricidade, e equipamentos de medição eletrônica. A eletrônica trabalha principalmente com os componentes (capacitor, resistor…), então, o aluno vai ter conhecimento de diferenciar cada componente, diferentemente da eletricidade, em que ele vai trabalhar com tensão (110, 220…), potências de motor…”, diz.

“Além disso, eles terão o desafio de construir um robô seguidor de linha. São seis pessoas na turma, então serão três equipes de duas pessoas, cada uma para fazer a montagem de um robô com o objetivo de seguir um percurso específico criado pelo professor”, acrescenta.

Para a estudante do oitavo período do curso de Ciência da Computação, Natalie Pereira Macedo, esse curso foi uma oportunidade de se aproximar de uma área que lhe interessa. “Aprender sobre eletrônica é bom não só para o curso, mas também para a vida, principalmente nessa época agora que o mundo está ficando mais digital. Espero que esse curso incentive esse meu desejo em aprender mais para quem sabe no futuro eu me especializar nessa área, pois eu ainda não decidi qual área desejo seguir”, acredita.

O circuito continua até quarta-feira, 4, com cursos sobre Cloud Computing, Inteligência Artificial e Machine Learning, Programando com C#, Programação Assíncrona e Desenvolvendo Ciência no ITP.

Asscom Unit

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter