Pular para o conteúdo
Início » Cirurgias oftalmológicas do projeto Ver a Vida começam a ser realizadas na segunda-feira, 25

Cirurgias oftalmológicas do projeto Ver a Vida começam a ser realizadas na segunda-feira, 25

Na próxima segunda-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começa a realizar as cirurgias oftalmológicas da primeira semana do Programa Ver a Vida, que realizou 698 consultas oftalmológicas nos consultórios instalados no bairro Santa Maria e no estacionamento do Aracaju Parque Shopping.
Dessas consultas, até o momento, foram encaminhadas 233 demandas de catarata e 43 de pterígio.
“O objetivo do Programa Ver a Vida é contemplar mais de seis mil pessoas que estão na fila de espera por atendimento oftalmológico, ofertando acesso a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Depois de uma semana de consultas, começam a ser realizadas as primeiras cirurgias oftalmológicas”, explica o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito.
Cirurgias que pode ser realizadas na Carreta
Tratamento cirúrgico: de glaucoma congênito; de deiscência de sutura de córnea, de deiscência de sutura de esclera; de miase palpebral, de neoplasia de esclera; de xantelasma; de ptose palpebral; correção de astigmatismo secundário; correção de cirúrgica de hérnia de iris; vitrectoma anterior; correção cirúrgica de lagogtalmo; implante secundário de lente intra-ocular (LIO); implante de prótese anti-glaucomatosa, tubo de drenagem para glaucoma.
Acesso às consultas e cirurgias
O foco do programa é contemplar o usuário que já teve sua solicitação para atendimento oftalmológico inserida no sistema e está na lista de espera. Os usuários que se enquadram nessa condição, devem ir até sua Unidade de referência para fazer o seu agendamento, munidos de documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência de Aracaju.
“Após receber o encaminhamento, na data marcada para a consulta e procedimento, o usuário deverá comparecer com esse documento e seu cartão SUS. Depois da consulta, em um tempo de aproximadamente uma semana, é marcada a cirurgia oftalmológica. O atendimento na carreta fixa, que fica no estacionamento do Aracaju Parque Shopping, acontece das 6h às 15h, de segunda a sexta-feira”, orienta Seif.