Pular para o conteúdo
Início » ClimAju: Saiba como ter o aplicativo que monitora situação da chuva na cidade no seu celular

ClimAju: Saiba como ter o aplicativo que monitora situação da chuva na cidade no seu celular

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a toda a população o ClimaAju, uma plataforma para monitoramento da chuva na capital sergipana. Trata-se de um sistema que contribui para otimizar o tempo-resposta das equipes operacionais do Município em ocasiões relacionadas à ocorrência de chuva. 

O sistema pode ser acessado a partir do site oficial da Prefeitura e também instalado na tela do celular, ou seja, pode ser baixado em formato de aplicativo, tanto em aparelhos com sistema Android quanto iOS.

Aracaju é pioneira, no Brasil, a possuir um serviço completo de monitoramento de chuva e outros fenômenos naturais, e também é referência nacional neste quesito. Isso porque, desde julho de 2020, a Prefeitura de Aracaju adquiriu um conjunto de equipamentos e serviços necessários para dar suporte à ferramenta ClimAju.

Através do aplicativo, a população pode verificar através de câmeras, com transmissão em tempo real, como está o tempo em diferentes pontos da cidade, além de gráficos e outras informações.

Aplicativo para Android
Para baixar o aplicativo nos smartphones com sistema Android, basta abrir o navegador web do celular e acessar o site instarain.com.br/climaju. Assim que carregar a página, deve aparecer um pop-up de notificação sugerindo o download do aplicativo; caso isso não ocorra, é só clicar no ícone de opções do navegador e escolher a opção “instalar aplicativo”, ou até mesmo clicar na seta de download na parte superior do navegador.

Para celulares que usam o Android, as opções de download citadas acima variam a depender da versão do sistema que o usuário esteja utilizando no aparelho. Após concluído o download, basta procurar o aplicativo na lista de apps e utilizar sempre que precisar.

Aplicativo para iOS
Já para baixar o aplicativo nos aparelhos que utilizam o sistema iOS, é necessário abrir o navegador Safari (o download só é possível através desse navegador), acessar o site instarain.com.br/climaju e clicar, quando a página estiver carregada, no ícone de compartilhamento (uma caixinha com seta sinalizando para cima, localizada, na parte central-inferior do aplicativo de navegação web).

Após clicar em compartilhar, deve aparecer na tela uma série de opções, daí basta clicar em “Add to Home Screen” ou “Adicionar à Tela de Início”. Quando o download estiver concluído, basta procurar o ClimAju na lista de aplicativos baixados no celular.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter