Coluna Educação e Trabalho: A Importância da Constante Capacitação Para o Profissional Atual

O profissional atual que o mercado de trabalho exige, precisa estar em constante aprendizado. Mesmo diante de um cenário o qual aumenta cada vez mais o número de desemprego, em decorrência da pandemia, estacionar não é nem nunca será uma opção para quem pretende se manter no mercado.

Investir em uma graduação é de suma importância, para alcançar uma vaga em grandes empresas, no entanto ter somente o diploma de graduação já não é suficiente. Mesmo para quem tem graduação, o intervalo de tempo em que o profissional não se especializa e/ ou procura desenvolver novas habilidades, pesa bastante no momento da contratação ou desempate. Tenhamos como exemplo, um profissional que concluiu sua graduação na área de Computação, Tecnologia e áreas afins, em 1990. Se esse profissional não se atualiza, ele mesmo com um diploma de graduação no currículo, está totalmente fora do mercado de trabalho, porque tudo se atualiza constantemente.

Essa atualização profissional está muito ligada à entrega dos resultados nas organizações, pois desenvolve o ser humano crítico, com grande desempenho e com a habilidade de se reinventar constantemente. Isso reflete em um diferencial competitivo para a empresa.

O profissional atual, precisa ter em mente que ao se capacitar, ele está investindo em si, e não pode olhar isso como um gasto desnecessário.

 

Segundo informações no site da UFN – Universidade Franciscana “Investir em qualificação profissional também é pensar em sua carreira a longo prazo. Para quem almeja cargos de gestão ou liderança, por exemplo, ter um preparo para isto, além da experiência, costuma pesar muito para os decisores de uma empresa.”

Se você ainda não está satisfeito com o que faz, e pensa que não está sendo reconhecido como deveria, olhe para si e pergunte: Como está meu currículo? Há quanto tempo não faço nenhum curso de aperfeiçoamento? Quanto eu tenho investido mensalmente na minha evolução profissional?

 

Para o Master Coach Moabe Teles, “Por conta da quantidade de profissionais disponíveis no mercado, as empresas têm sido exigentes cobrando cada vez mais qualidades e habilidades. E no mercado de bens e serviços serão escolhidos àqueles que tenham se preparado para produzir.“

 

Se você olha para as capacitações como algo desnecessário e que toma seu tempo, tente olhar por outro ângulo e veja as seguintes vantagens:

Publicidade:
  • Mantém você atualizado
  • Ajuda a ser reconhecido e se destacar no mercado de trabalho
  • Contribui para lidar com os novos desafios
  • Redireciona sua carreira
  • Amplia sua rede de relacionamento

 

Existem muitas organizações de gestão evoluída que investem em capacitações e treinamentos para seus colaboradores, algumas até oferecem bolsa de estudos, entendendo a importância e o reflexo disso para o alcance dos resultados. Se você faz parte de uma organização como esta, parabéns! Aproveite todas as oportunidades.

Mas se a organização onde está não investe em seus colaboradores, não deixe que isso desmotive você. Seu conhecimento ninguém tira, e tenha certeza que essa é a chave que abrirá portas para o seu futuro.

Invista em você sempre!

 

Referência Bibliográfica

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Mercado de Trabalho. UFN – Universidade Franciscana. Disponível em:  https://www.ufn.edu.br/site/blog/a-importancia-da-qualificacao-profissional-para-o-mercado-de-trabalho . Acesso em: 15 abr. 2021.

 

 

Por Dayse Xavier de Santana

Pedagoga

Especialista

Consultora Pedagógica

Contato: daysesantana.consultoria@gmail.com

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta