Com 25 anos de pioneirismo sergipano em pesquisas e execução da música medieval e renascentista, o Renantique apresenta mais um trabalho inovador: Do medievo ao Nordeste Armorial. A apresentação acontece no próximo sábado, 07 de maio, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Vitória (Matriz), em São Cristóvão. Entrada franca.
O repertório traz um diálogo entre a cultura ibérica da Idade Média, trazida pelos portugueses, e os cantos primitivos que aqui já ecoavam. Fruto dessa miscigenação entre ibéricos e indígenas soma-se com o movimento armorial pernambucano, ocorrido na década de 70.
O diretor artístico do Renantique, Emmanuel Vasconcellos, destaca a importância cultural do repertório. “Acreditamos que vai despertar o nosso público para uma descoberta e valorização de nossas raízes culturais. Nesta simbiose entre o legado ibérico, a ancestralidade nordestina e o movimento armorial, o Renantique promove um coro atemporal de uma singularidade que só o nordeste brasileiro tem”, disse.
A apresentação do Conjunto de Música Antiga Renantique faz parte do projeto Música na Igreja da prefeitura de São Cristóvão, com o patrocínio da Lei Aldir Blanc.
O que: Do medievo ao Nordeste Armorial
Local: Igreja Nossa Senhora da Vitória (praça da Matriz, em São Cristóvão)
Data: 07/05 (sábado)
Horário: 20h
Entrada franca