Conselho Estadual da Juventude empossa novos representantes da sociedade civil

O Conselho Estadual da Juventude (Conejuve), que agora está inserido no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), empossou na tarde desta quinta-feira, 12, novos membros representantes da sociedade civil. A solenidade de posse foi realizada no Auditório Professora Maria Hermínia Caldas, na sede da Seduc, e contou com a presença da vice-governadora do Estado, Eliane Aquino Custódio, e do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana.

 

O evento foi aberto com a apresentação artística de um grupo que desenvolve projeto de arte e cultura na Escola Estadual Ministro Geraldo Barreto Sobral. As duas jovens artistas que se apresentaram fizeram uma coreografia com a temática da prevenção da automutilação e do suicídio.

 

A vice-governadora Eliane Aquino destacou que o trabalho do Conejuve é necessário para o Estado. “Ter movimento social, entidades representativas tão fortes quanto a juventude do nosso país, ter um sistema como esse sendo implantado para trabalhar em parceria com o governo, ouvir a sociedade, zelar e lutar por esses jovens, tudo isso é de uma extrema importância. A juventude precisa cada vez mais se politizar, ter acesso a programas governamentais e cuidar do futuro”, disse.

 

O professor José Ricardo de Santana declarou que como professor da UFS e superintendente executivo da Seduc tem tido contato com os jovens em uma perspectiva importante. Ele declarou que a política de Educação é uma das iniciativas mais apropriadas na qual deve estar a ação da juventude. “Temos hoje uma política educacional constante, desde o aluno da pré-escola até a finalização do ensino médio. Entendo o porquê de a gente considerar importante a Coordenação de Juventude aqui na Seduc. Temos algumas ações de projetos estudantis de intercâmbio, de profissionalização, de ensino de jovens e adultos e ações relacionadas à inclusão. No meu entendimento, é muito providencial que tenhamos essa aproximação”, afirmou.

 

Quem também esteve presente foi Jorge Araújo Filho, secretário de Governo do município de Aracaju. “Quero parabenizar a atenção que a Seduc dá, nesse novo formato, absorvendo o esporte, a cultura e a juventude. Desejo sucesso aos novos membros e sei que competência e força de vontade não faltarão a todos”, disse.

 

Conselho Estadual da Juventude

 

Criado através da Lei 7.815/2014, de autoria da deputada Conceição Vieira, o Conselho Estadual da Juventude tem por finalidade promover o controle social das políticas públicas da juventude, assegurar os direitos da juventude, formular e propor as diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, fomentar os estudos e as pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil, fortalecer a autonomia organizacional e participação social da juventude. O Conejuve é composto de 28 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, representados pelo poder público e pela sociedade civil.

 

O presidente do Conselho, Jonathan Hora, destacou que nesta solenidade foram dadas as posses a 14 conselheiros titulares e 14 suplentes representantes da sociedade civil. “Esse é o maior conselho representativo da juventude. Além de debater as políticas públicas da juventude, pensar as políticas públicas, acompanhar as ações da Juventude aqui na Seduc, somos responsáveis por representar a juventude, estabelecendo esse diálogo próximo aos municípios, aos gestores municipais e aos jovens de um modo geral”, afirmou.

 

O coordenador do Conejuve, Eduardo de Oliveira, disse que “essa posse é para dar continuidade ao trabalho que começou há algum tempo. O Conselho vem na perspectiva de afirmar o compromisso do Estado com a juventude e o protagonismo jovem através das ações”.

 

Outro conselheiro que tomou posse foi Lucas Roberto Calazans Ferreira, que agradeceu ao Governo do Estado por abrir essa oportunidade. “O Conselho vai ser a porta de entrada para nos inserirmos na política pública em um contexto geral, inclusive na política educacional. O governador Belivaldo Chagas acertou ao inserir a Coordenadoria de Juventude na Seduc, e acredito que estamos dando um pontapé inicial e temos muito a colher”, declarou.

 

 

Por Ítalo Marcos

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta