Coronavírus: São Cristóvão apresenta Plano de Contingência

Pensando na prevenção da saúde dos sancristovenses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou o Plano de Contingência ao Coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (16). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, no último sábado (14), o primeiro caso infectado pelo vírus em Sergipe. Os cidadãos não precisam entrar em pânico, o importante é prevenção.

“É importante traçar um plano de saúde baseado nas evidências que temos mais atuais e nos dados epidemiológicos, assim elaborando estratégias mais eficazes e minimizando os impactos do Coronavírus na nossa população.”, afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Beatriz Costa da Silva.

Os sintomas são febre e outro sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais e outros) e alguma dessas situações: histórico de viagem para o exterior ou São Paulo e Rio de Janeiro; histórico de contato com casos suspeitos; ou contato domiciliar com caso confirmado.

O Covid-19 é transmitido entre pessoas, principalmente, ou em superfícies contaminadas. Ao tossir ou espirrar, o indivíduo infectado expele gotículas que contém o vírus. A infecção ocorre ao tocar nos locais ou objetos contaminados.

Em caso de suspeita, a equipe municipal de saúde está preparada para atender esses pacientes. A recomendação é que entre em contato através do “WhatsApp do Coronavírus”, informe sobre a situação e as orientações serão passadas pelos profissionais de saúde. O isolamento domiciliar é importante contra a transmissão.

Prevenção

O pânico não tem vez, quando ocorre a prevenção. Em São Cristóvão, não tem nenhum caso de Coronavírus, porém é importante ter cuidados com a higiene e a saúde. O cuidado deve ser redobrado no casos dos grupos de risco, que são formados por idosos (maiores de 60 anos) e pessoas com doenças pré-existentes.

A coordenadora destaca a importância de se prevenir. “Nós pedimos, incessantemente, a população que faça as medidas de prevenção que são muito simples. Vale frisar que o álcool em gel não substitui a lavagem das mãos”. Para evitar a proliferação do vírus, saiba quais são as medidas recomendadas:

– Higienizar as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso): lavar com água e sabão, preferencialmente, ou com álcool em gel, especialmente depois de tossi ou espirrar;

– Cobrir o nariz e a boca, antes de tossir ou espirrar com lenço descartável ou com o antebraço;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;

– Não compartilhar utensílios pessoais, como copos e talheres;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, dando preferência ao uso de água sanitária;

– Evitar aglomerações.

 

Vacina contra Influenza

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica conta que a campanha de vacinação contra a Influenza, que normalmente ocorre em abril, foi adiantada para a próxima segunda-feira (23). “Não temos ainda vacina contra o Coronavírus, mas é de suma importância que a população esteja imunizada contra o Influenza. O objetivo é ajudar no diagnóstico diferencial com as outras gripes. Os profissionais conseguirão descartar infecção pelo Influenza, tornando um pouco mais fácil o diagnóstico de Coronavírus.”

Cefisio

O atendimento no Centro de Fisioterapia Dr. José Raimundo Aragão (Cefisio) está suspenso até o dia 31 de março de 2020. A medida faz parte do plano de prevenção e contenção da transmissão do coronavírus, levando em consideração que a grande porcentagem do público atendido faz parte do grupo de risco (pessoas maiores de 60 anos e/ou com doenças pré-existentes).

Os pacientes com casos fisioterapêuticos mais graves receberão a visita domiciliar dos fisioterapeutas. Já os atendimento domiciliares acontecerão normalmente. No Cefisio também ocorre o atendimento com especialistas, que serão mantidos.

WhatsApp para dúvidas

Com o objetivo de informar e eliminar a possibilidade de informações incoerentes que causam pânico, foi disponibilizado dois números para dúvidas, orientações e casos de suspeita do Covid-19: um da SMS e outro do Governo de Sergipe. Confira:

Governo de Sergipe

(segunda à sexta, das 7h às 17h):

(79) 98877-8489

Prefeitura de São Cristóvão/SMS

(segunda à sexta, das 7h às 16h):

(79) 99883-6201

 

Fotos: Heitor Xavier

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta