Curso “Construção Coletiva do Currículo de Sergipe: Implantação do Novo Ensino Médio” continua com inscrições abertas

Em nova ação de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – etapa Ensino Médio – em Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação (DED), iniciou nesta segunda-feira, 29, o curso “Construção Coletiva do Currículo de Sergipe: Implantação do Novo Ensino Médio”. A capacitação é oferecida em conjunto com o Departamento de Recursos Humanos, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em parceria com o SergipeTec- Coordenadoria de Informática da Seduc.

 

São disponibilizadas 4.066 vagas do curso na modalidade à distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc (AVA) gerido pelo Centro de Qualificação Profissional (CQP). A carga horária é de 80 horas, e as aulas iniciarão no dia 29 de junho e seguirão até 16 de agosto. Para quem ainda não escreveu, a inscrição ainda poderá ser feita até o dia 5 de julho, por meio do link de inscrição.

 

Após a homologação da BNCC do Ensino Médio em dezembro de 2018, a Educação de Sergipe passou a conceber uma nova arquitetura para o Ensino Médio e a construir o Currículo da Etapa do Ensino Médio em Sergipe à luz da Base Nacional Comum Curricular.

O público-alvo são professores, diretores, coordenadores pedagógicos, técnicos e demais profissionais da educação que atuam no Ensino Médio, os quais poderão contribuir com sugestões e propostas de melhorias para o Currículo do Estado.

 

O Currículo será composto por uma Formação Geral Básica, que garantirá as aprendizagens comuns e essenciais definidas pela Base Nacional Comum Curricular e por uma parte flexível, na qual os estudantes poderão escolher se aprofundar naquilo que mais relaciona com seus interesses e talentos; são os itinerários formativos, relacionados às áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e Formação técnica e profissional.

 

Rivania Andrade, articuladora ProBNCC de  Formação Técnica Profissional e Chefe do Serviço de Educação Profissional afirma que “a Educação Profissional terá uma visibilidade maior com a inclusão do quinto Itinerário no Novo Ensino Médio, pois permitirá que o estudante opte por uma formação técnica profissional dentro da carga horária do ensino médio regular”.

 

De acordo a coordenadora estadual do Currículo de Sergipe e Diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, o Currículo de Sergipe – Etapa Ensino Médio proporcionará aos estudantes de todas as escolas da rede estadual e as mantidas pela iniciativa privada a continuidade do desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para a sua formação integral. Ela ressalta que “a consulta pública é a oportunidade para que todos os professores e demais profissionais da educação interessados contribuam para a construção do documento, trazendo para o Currículo as realidades, potencialidades e desafios de cada canto do território sergipano, permitindo a ampliação de olhares que expressem a identidade do nosso estado.

 

O Curso terá como objetivo possibilitar aos professores e gestores o conhecimento acerca do Currículo de Sergipe e o Novo Ensino Médio e irá prepará-los para construir coletivamente o Currículo por meio da Consulta Pública, um dos módulos do curso. A Formação Geral Básica de Sergipe foi construída e lançada para consulta pública em dezembro de 2019. Neste momento está sendo finalizada a escrita dos Itinerários formativos, que compõem a parte flexível, e a partir do dia 13 de julho de 2020 o Currículo completo será lançado novamente para Consulta Pública.

 

Mariana Muniz, consultora de Gestão da BNCC (Ensino Médio), explica que os documentos e legislações atuais trazem inovações para o Ensino Médio, como por exemplo a ampliação da carga horária anual para 1.000 horas, a existência de uma Formação Geral Básica e uma parte flexível na qual o estudante poderá escolher as áreas do conhecimento e/ou cursos técnicos que desejam se aprofundar, além do foco no projeto de vida e protagonismo juvenil. “Nesse sentido, sentimos a necessidade de ofertar uma formação introdutória aos professores, gestores e demais profissionais da educação que atuam no Ensino Médio a fim de que eles se apropriem desses temas e contribuam para a melhoria do Currículo de Sergipe por meio da Consulta Pública”, disse.

 

De acordo com a coordenadora da Etapa Ensino Médio do Currículo de Sergipe e chefe do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação, Isabella Santos, o curso é resultado do trabalho coletivo da equipe ProBNCC Sergipe e do Serviço de Ensino Médio do Departamento de Educação da Seduc, visa prover conhecimentos aos professores do estado de Sergipe no tocante ao Currículo de Sergipe e a implantação do Novo Ensino Médio no estado.  Destina-se a qualquer professor do Ensino Médio, seja da rede pública, seja da rede privada.

 

O Curso será dividido em 7 Módulos, conforme apresentados abaixo:

Módulo 1 (10h)

Processo Histórico

Marcos Legais da BNCC e do Novo Ensino Médio;

Atividade Avaliativa: Quiz Marcos Legais

 

Módulo 2 (10 h)

Introdução à BNCC

Introdução ao Novo Ensino Médio;

Atividade Avaliativa: Quiz BNCC e Novo Ensino Médio

 

Módulo 3 (10h)

O Currículo de Sergipe – Ensino Médio

Arquitetura Curricular do Novo Ensino Médio em Sergipe

Resultado da Escuta dos Estudantes de Sergipe

Atividade Avaliativa: Quiz: Currículo de Sergipe e Arquitetura

 

Módulo 4 (20h)

Introdução a Formação Geral básica do Currículo de Sergipe;

Apresentação das Áreas do Conhecimento;

Leitura da Formação Geral Básica;

Atividade Avaliativa: Contribuição na Consulta Pública da Formação Geral Básica

 

Módulo 5 (20h)

Introdução Geral dos Itinerários Formativos

Apresentação dos Itinerários Formativos das Áreas do Conhecimento;

Apresentação do Itinerário Formativo da Formação técnica e Profissional

Leitura dos Itinerários Formativos;

Atividade Avaliativa: Contribuição na Consulta Pública dos Itinerários Formativos

 

Módulo 6 (10h)

Como elaborar Atividades Integradoras?

Apresentação dos instrumentais de atividades integradoras ;

Atividade Avaliativa: Elaboração de Atividade Integradora

 

Módulo 7

Pesquisa de Satisfação

Certificado

 

Em caso de dificuldades em acessar o Moodle, notifique o FAQ com principais dúvidas sobre acesso e orientações.

 

Fonte: Ascom

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta