Pular para o conteúdo
Início » Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva moderada para as próximas 24 horas

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva moderada para as próximas 24 horas

No início da tarde desta sexta-feira, 22, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), enviou à população um alerta de chuva moderada para as próximas 24 horas. O aviso foi encaminhado por meio do serviço SMS 40199, baseado na previsão informada pelo serviço meteorológico que integra o sistema ClimAju.
Mais de 52 mil telefones cadastrados no Serviço de Alerta por SMS receberam o aviso, que possibilita, especialmente aos moradores de áreas de risco, redobrar o estado de observação.
O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, salienta que as equipes intensificam o monitoramento e permanecem de prontidão para atendimento à população.
“Diante de qualquer situação de anormalidade relacionada à chuva, a população deve ligar para o serviço emergencial 199, da Defesa Civil, que funciona 24h. Todos os órgãos que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju estão em atenção e preparados para atuar de forma integrada”, destaca Robson Rabelo.
A população deve estar atenta às possíveis situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes, rachaduras ou afundamento de piso, alagamento, movimentação de terra em áreas de encosta, dentre outras.
Alerta SMS – 40199
Para realizar o cadastro é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
O serviço permite que a população tenha informações de maneira antecipada sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.
Alerta pelo Telegram
Para receber as informações através dessa plataforma é necessário baixar o aplicativo do Telegram no smartphone. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve pesquisar o contato @defesacivilbrbot. Em seguida, será iniciado um chat, a partir do qual o usuário receberá todas as informações necessárias sobre o serviço.
A partir do compartilhamento da localização, o cidadão passará a receber os alertas gerados para aquela respectiva região, assim como poderá ter acesso às informações de outras localidades, conforme cadastro efetivado nessa mesma ferramenta.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter