Deputada Maria Mendonça comemora posicionamento da UFS em ranking internacional

Em seu mandato como prefeita de Itabaiana, deputada lutou pela implantação de um Campus da universidade no Município

Entusiasta da educação e uma das responsáveis pela implantação do Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado em Itabaiana, durante seu mandato como prefeita do Município, a deputada Maria Mendonça (PSDB) parabenizou a reitoria, professores, corpo técnico e alunos pelo posicionamento da UFS como a 5ª melhor do Nordeste, de acordo com o Latin America University Rankings 2021, pelo segundo ano consecutivo. “A chegada de polos da universidade em cidades interioranas, como Itabaiana, aqueceu a economia, garantindo a geração de emprego e renda e dando valor ao mercado imobiliário, na região Agreste e para além da fronteira. Esta posição que a UFS ocupa, agora, só mostra o quanto toda a nossa luta pela instituição de outros Campi foi e, ainda, é essencial para o desenvolvimento sergipano”, declarou Maria.
 
A pedagoga, citando o patrono brasileiro da educação, Paulo Freire, defendeu que, sem o ensino e a aprendizagem, não há a possibilidade de mudança social. “É a educação que transforma o indivíduo e este, por sua vez, faz mudanças na sociedade. Foi por isso que não medimos esforços para que pudéssemos instalar o Campus Professor Alberto Carvalho, há quase 15 anos”, explicou Maria.  Para que o projeto fosse viabilizado, na época, sua gestão doou toda a estrutura do polo universitário. “Ver a UFS conquistar o 5º lugar entre outras universidades grandes do nosso Nordeste, enche os meus olhos de orgulho e só reforça o quanto nosso empenho realizou sonhos de inúmeros jovens itabaianenses e de toda a região, que agora estão, por si só, tornando melhores as condições de suas famílias, do Município e de todo o Estado”, afirmou.
 
O começo do sonho –  A deputada relembrou que, em sua gestão como prefeita, levou essa discussão para o reitor da universidade à época, Josué Modesto dos Passos Subrinho. “Após a nossa conversa, surgiu a ideia de um manifesto popular. A partir daí, nós nos mobilizamos, colhendo 23 mil assinaturas, e entregamos esse abaixo-assinado ao reitor para que esse pleito pudesse ser defendido. Em seguida, marquei uma audiência com o então ministro da Educação, Tarso Genro, e com a nossa bancada federal sergipana e fomos à Brasília para esse projeto, que era um anseio de toda a região”, disse.
 
Ela destacou a imprescindível ajuda do prefeito de Aracaju, na época, Marcelo Déda (in memoriam), para que o então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, pudesse participar da inauguração. “Gratidão a Deus por nos permitir perseguir esse ideal, valorizar a ideia e, junto com toda a sociedade, trabalhar essa reivindicação para Itabaiana. Foi um avanço para a educação que é a mola propulsora da transformação e do desenvolvimento”, completou.

 

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta