Deputado João Daniel viabiliza recursos para reforma do Complexo Cultural Gonzagão

Espaço referência dos festejos juninos em Sergipe, o Complexo Cultural Luiz Gonzaga – o Gonzagão – está passando por uma reforma para ficar em perfeitas condições para, em breve, voltar a receber o público. As obras estão sendo realizadas com recursos oriundos de emenda parlamentar impositiva do deputado federal João Daniel (PT/SE) e comtemplam a reforma do palco, renovação da bilheteria, sanitários adaptados e estrutura do teto, num investimento da ordem de R$ 300 mil. Além disso, o espaço Gonzaguinha, que estava inviabilizado há muitos anos, por problemas no telhado, piso e na sua estrutura, também está sendo reformado.
O deputado João Daniel afirmou que é fundamental o apoio à cultura, e o Complexo Cultural Gonzagão é um dos espaços que acolhem, fomentam e valorizam a cultura popular sergipana. “A reforma da casa que recebe grandes eventos da nossa cultura popular, como os festejos juninos e as quadrilhas juninas, é muito importante para que possamos sempre valorizar essa que é uma das nossas tradições”, ressaltou o parlamentar.
A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Conceição Vieira – responsável pela gestão do Centro Cultural -, destaca a importância dessa obra, uma vez que a emenda do deputado João Daniel veio para revitalizar a principal referência das comemorações juninas no estado. “Por ser essa referência, é importante que o Gonzagão esteja sempre belo para receber as pessoas que ali aportam em celebrações juninas e, também, em solenidades”, disse. Sobre o Gonzaguinha, Conceição acrescentou que a reforma possibilitou que se construísse uma estrutura completamente nova, possibilitando o retorno no seu aproveitamento para eventos.
Histórico
O Complexo Cultural – Casa de Forró e Barracão Cultural – localizado na avenida José Carlos Silva, conjunto Augusto Franco, em Aracaju – foi inaugurado em 1990, um ano após a morte de Luiz Gonzaga, o eterno rei do baião. Logo o local passou a ser chamado “Gonzagão”, numa homenagem ao cantor e compositor nordestino. O espaço é palco de eventos culturais, a exemplo do Concurso de Quadrilhas Juninas, que, anualmente, antes da pandemia, reunia milhares de admiradores dessa manifestação cultura. O Gonzagão é também a casa de eventos de acolhe artistas locais e recebe apresentações e concursos de dança, grupos folclóricos, festejos populares e realização de cursos.
Por Edjane Oliveira, da Assessoria (DRT/SE 967)

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta