Pular para o conteúdo
Início » Dhara Vitória: superando os limites pela fé e determinação

Dhara Vitória: superando os limites pela fé e determinação

Dhara Vitória nasceu na cidade de Salgado-SE no dia treze de janeiro do ano 2000. Filha de José Humberto Oliveira Reis e Márcia Reis. A jovem é solteira e nasceu com uma doença grave: hidrocefalia. Contudo não deixou que a doença a limitasse a ponto de não lutar e conquistar seus objetivos. Sempre contou com o apoio da sua família e buscou forças nas suas raízes.

Começou a andar aos três anos de idade e a estudar aos quatro. Mesmo com as limitações físicas, sempre se mostrou muito inteligente. Buscava nos estudos aprender coisas novas, como forma de superação.

Aos dez anos perdeu totalmente a visão por um problema no aparelho que drenava o acúmulo de líquido do seu cérebro. Desenganada pelos médicos quanto a recuperação de sua visão, mesmo assim manteve a fé e a confiança, sempre amparada pelos familiares e amigos que a amavam e se manteve forte. Depois de três meses vivendo na escuridão, Dhara surpreendeu a todos e voltou a enxergar por um dos olhos, e debita isso a sua fé inabalável.

Ainda aos 10 anos voltou a estudar superando todos os seus limites, acolhida pela sua família e muito bem assistida pela escola “Centro Educacional Modelo”, onde sempre estudou. Com onze anos a jovem já tinha uma visão diferente do mundo e mais fortalecida, passou a ter mais vontade de lutar pelos seus objetivos. Contou com a ajuda de novos amigos para superar o preconceito que sofreu pelas limitações que a doença lhe causava.

O conhecimento era algo que a fascinava, por essa razão o buscava incessantemente. Aos quinze anos passou a estudar Braile com sua mãe e entendeu através disso o que realmente significava quebrar limites. Comunicação sempre foi algo natural para ela. Ainda aos quinze anos começou a fazer redações, algo que apreciava bastante.

Cursou o ensino médio no Colégio Estadual Deputado Joaldo Vieira Barbosa e no terceiro ano prestou vestibular. Foi aprovada em primeiro lugar no curso de Terapia Ocupacional. Em 2020, impossibilitada e sem poder retomar os estudos por conta da pandemia da Covid enfrentada pelo país, retomou seu apego pela escrita usando o Instagram @dharareys para postar textos sobre suas sensações e experiências.

Em agosto, apoiada pela editora “Frutificando” publicou seu primeiro livro aos vinte anos de idade: “A luz sob um novo ângulo, após a escuridão.” (Link: https://www.frutosdapoesia.com/product-page/a-luz-sob-um-novo-%C3%A2ngulo-ap%C3%B3s-a-escurid%C3%A3o-dhara-vit%C3%B3ria). Ainda continuou postando textos no instagram, porque descobriu nas palavras sua extensão de afeto, e seu modo particular de conquistar “voz.”

Atualmente, aos vinte e um anos, Dhara está finalizando o seu segundo livro, prestes a ser lançado, também, pela editora “Frutificando”, com o título: “Algo profundo em excesso para ser apreciado “rasamente”, (link: https://www.frutosdapoesia.com/product-page/algo-profundo-em-excesso-para-ser-apreciado-rasamente-dhara-vit%C3%B3ria-reys ), onde guarda partes mais intensas de sua essência, suas experiências e sensações, pois vê nas palavras as “asas” para conquistar o seu próprio infinito.

Uma frase que a identifica é: “E como costumo dizer, sou pura intensidade! Vivo a cada instante sem pressa, feito poesia de Bráulio Bessa, pois “bonito é ser de verdade.”

 

Sou Josevânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos. Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter