Pular para o conteúdo
Início » Dia 15 de maio será celebrado o “Dia Internacional de Conscientização do Cuidado Canguru”

Dia 15 de maio será celebrado o “Dia Internacional de Conscientização do Cuidado Canguru”

O Kangaroo Care Awareness Day é implantado no Brasil através do Ministério da Saúde, com a proposta de reforçar a divulgação do Método Canguru no país, ampliando a conscientização da população em relação a este cuidado

No dia 15 de maio será celebrado o “Dia Internacional de Conscientização do Cuidado Canguru”. A data foi idealizada por uma ONG americana para o reconhecimento sobre o dia do canguru que é comemorado nos Estados Unidos. A data entra no calendário brasileiro este ano em alusão ao Método Canguru utilizado nas maternidades para desenvolver bebês prematuros, através do contato direto e físico com os pais.

O Kangaroo Care Awareness Day é implantado através do Ministério da Saúde, com a proposta de reforçar a divulgação do Método Canguru no país, ampliando a conscientização da população em relação a este cuidado.

“Realizamos esse cuidado no Estado, por meio da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e pretendemos ampliar ainda mais, para que todos conheçam a importância de promover o cuidado canguru”, disse a enfermeira neonatologista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e coordenadora Estadual do Método Canguru,  Amanda Kelle Freitas Barreto.

Ela explicou que Sergipe é o centro de referência Estadual para o Método Canguru no Ministério da Saúde e irá difundir essa data com uma semana de ações acerca do assunto. “Será realizada, de 13 a 19 de maio, uma semana de ações. Acontecerão oficinas com os profissionais da maternidade, tratando de temas fundamentais para a realização do cuidado humanizado, como acolhimento das famílias  e promoção do contato pele a pele na unidade neonatal. Será realizada a montagem de um mural científico em parceria com alunos pós graduandos do Estado pela Fiocruz. Também será proporcionado, em parceria com diversos voluntários, um dia de embelezamento e relaxamento para as mães com bebês internados na unidade de cuidados intermediários canguru -UCINca”, explicou a enfermeira.

Amanda ressaltou a importância do Método Canguru no processo de cuidado do bebê, mas também como indivíduo que possui necessidades próprias. Ela salientou que durante a semana, também ocorrerá o dia da posição canguru na unidade neonatal e um dia para o cuidado com o cuidador, peça fundamental da assistência humanizada.

“Entendemos que não há mais cuidado neonatal disassociado do cuidado Canguru. Que ao longo do tempo vem se fortalecendo enquanto ciência através de estudos, estatísticas e evidências de todos os benefícios que propicia ao bebê e sua família”, concluiu a enfermeira.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter