Dia Nacional da Imunização: Ipesaúde frisa a importância de manter a carteira de vacinação em dia

A vacina é um dos maiores avanços da humanidade, foi responsável pela erradicação de diversas doenças epidêmicas, a exemplo do Sarampo e da Rubéola, assim como também diminuiu a mortalidade infantil em diversos países.

E neste Dia Nacional da Imunização, 09 de junho, profissionais do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) falaram sobre a importância da vacinação. “O Dia Mundial da Imunização se faz importante para lembrar da história da vacinação no Brasil, das conquistas já realizadas, e acima de tudo da conscientização da correta adesão ao Calendário Nacional de Imunização”, afirma a coordenadora de enfermagem do Centro de Especialidades do Ipesaúde, a enfermeira Camila de Oliveira.

Apesar do avanço e do tempo de criação de cada vacina, ainda há um grande estigma, nem todos dão a devida atenção à atualização da Caderneta de Vacinação, como comenta a enfermeira responsável pela Sala de Vacina do Ipesaúde, Carolina Morais.“Com o aumento dos casos da Covid-19 a procura pela sala de vacinação diminuiu um pouco, mas sabemos que as vacinas de rotina são tão importantes quanto as precauções para a Covid-19. Apesar da baixa demanda, ainda há uma procura significativa pelas vacinas de prevenção a Hepatite B e Tétano”, explica Carolina Morais.

A existência de mortes ou sequelas causadas por doenças que podem ser prevenidas através da vacina, indica ainda mais a importância da imunização. É o que destaca a coordenadora de enfermagem, Camila de Oliveira. “É importante que as mães fiquem atentas às vacinas indicadas do Pré Natal até a fase da adolescência, a qual a maioria da população já deve estar com os esquemas vacinais completo, deixando para fase adulta apenas a atualização do cartão de vacina, bem como as campanhas indicadas pelo Ministério da Saúde”, orienta.

A Sala de Vacinação

A Sala de Imunização do Ipesaúde segue o Calendário Nacional de Vacinação e aplica os seguintes imunizantes: BCG, Hepatite B, Hepatite C, Penta/DTP , VIP/VOP, Pneumo 10, Rotavírus, Meningocócica, tríplice viral, varicela, febre amarela, Influenza, HPV e ACWY. Fica localizada na sede da autarquia, na Rua Campos, 177, São José e funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h e das 14h às 15h30.

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Publicidade:
Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta