Pular para o conteúdo
Início » Durante Campeonato Brasileiro Sub17 e Sub20 de Paratletismo alunos da rede estadual conquistam 12 medalhas de ouro

Durante Campeonato Brasileiro Sub17 e Sub20 de Paratletismo alunos da rede estadual conquistam 12 medalhas de ouro

Alunos da rede estadual de ensino foram grandes destaques no Campeonato Brasileiro Sub17 e Sub20 de Paratletismo. A competição ocorreu entre os dias 19 e 23 de julho, em São Paulo (SP), no Centro de Treinamento Paralímpico. Ao todo, participaram oito alunos atletas. Do Sub17, foram três alunos, dois dos quais são da rede estadual e um da rede municipal de Aracaju. Já no Sub20 foram cinco alunos,  quatro deles da rede estadual e um da rede municipal de Capela. Toda a equipe que representou Sergipe trouxe um total de 14 medalhas de ouro e uma de prata.

Os alunos atletas foram com o professor Antônio Ferreira Júnior, o “Ferreirinha”, que há anos dedica-se a prepará-los. Ele conta que o período de treinos foi realizado na Pista de Atletismo da UFS, onde recebem o apoio do Departamento de Educação Física. Ele ainda ressaltou que contou com o apoio da Superintendência Especial de Esportes (Supee/Seduc), que proporcionou a aquisição das passagens aéreas.

O professor Ferreirinha destacou que foi importante a participação nessa competição, porque é a seletiva que, dependendo dos resultados mais os índices técnicos que serão ainda estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os alunos poderão garantir a vaga para o Parapan de Jovens em Bogotá (Colômbia), que será realizado no período de 2 a 12 de junho de 2023.

“Além disso, serve para a preparação para outras competições do adulto que teremos este ano, ainda por meio do Meeting que será realizado em Aracaju no dia 21 de setembro, e a possibilidade desses resultados valerão para o pleito da Bolsa Atleta Federal 2023. Fora esse contexto esportivo, o contexto social é riquíssimo para a autoestima do atleta e de toda a sua família, vizinhos e amigos que aprendem, na prática, como o esporte é um instrumento essencial de transformação de vidas e sonhos. É muito lindo e me orgulho de estar desenvolvendo esse trabalho há quase 14 anos pela Rede Estadual”, afirmou.

Luciele Carolaine, aluna do 1º ano do ensino médio integral no Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, participou na Classe F20 (Deficiente Intelectual leve) e trouxe duas medalhas de ouro no arremesso de peso. “É muito gratificante participar desses campeonatos. Estou muito feliz em poder ter representado meu bairro e, principalmente, minha escola”, disse.

Confira os alunos medalhistas:

Sub17:
Anna Clara do Nascimento – C E Irmã Maria Clemência (Capela) – Classe F40 (anã) – ouro no peso com direito a recorde brasileiro e ouro no dardo.

Graziele Aparecida – E E Prof. Francisco Portugal – Classe T20 (deficiência intelectual leve) – ouro nos 800 e 1.500m

Pablo Gabriel – EMEF – Classe T34 (Cadeirante com Paralisia Cerebral) – ouro nos 200m e prata nos 100m.

Sub20:

Raquel Vitória – EMEF Antônio Ferreira Carvalho (Capela) – Classe T54 (cadeirante) – ouro nos 100m e 200m.
Tarcísio Alves – C E Glorita Portugal – Classe T54 (cadeirante) – ouro nos 100m e 400m

Luciele Carolaine – Centro de Excelência Vitória de Santa Maria – Classe F20 (Deficiente Intelectual leve) – ouro no arremesso de peso

Eronildes Santana – E. E. Senador Leite Neto – Classe T46 (Deficiente Físico de Membro Superior) – ouro nos 800m e 1.500m

Kelianny dos Santos – E. E. Senador Leite Neto – Classe T11 (Deficiente Visual total – cega) – ouro nos 100m e 400m.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter