Pular para o conteúdo
Início » Economizar em casa: Confira dicas que farão a diferença no seu bolso

Economizar em casa: Confira dicas que farão a diferença no seu bolso

Começar a economizar em casa é uma prática que já vem sendo realizada há algum tempo, durante a revolução industrial, muitas famílias tiveram que se restruturar e aplicar novos hábitos no seu estilo de vida.

Com atitudes mais econômicas, a estabilidade financeira também garante uma melhora na qualidade de vida. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença para seu bolso, tornando este um compromisso com o meio ambiente e as futuras gerações.

Além de adotar novos hábitos na hora de compra, é preciso organizar as finanças, colocando as receitas de despesas no papel. Depois invista em ações que farão a diferença para o seu bolso.

Economia de energia elétrica

Uma das contas que mais pesam no bolso do consumidor é a conta de energia elétrica, principalmente no verão, onde as bandeiras são vermelhas e alguns eletrodomésticos consomem mais energia.

Tenha cuidados com uso do chuveiro elétrico, eletrodomésticos como ar-condicionado e geladeira.

Troque as lâmpadas amarelas por modelos de LED ou fluorescentes e sempre que sair de um cômodo desligue-a.

Outra dica é comprar aparelhos elétricos em nível A, esses costumam consumir menos energia aproveitando da melhor maneira.

Evite desperdícios de alimentos 

Para evitar o desperdício de alimentos, cozinhe uma quantidade de alimento que compreenda as necessidades da sua família. 

Construa uma horta em casa, faça seus próprios doces e reutilize restos de alimentos em receitas.

Outra dica é aproveitar as frutas e verduras da época, fazendo compras em feiras de cooperativas e no dia de promoção no mercado.

Faça lista de mercado e outras compras

Falando em mercado, mais uma dica de economia doméstica é sempre que precisar comprar coisas faça uma lista de produtos.

O hábito de fazer lista ajuda a organizar suas necessidades, podendo priorizar os produtos mais urgentes no topo da lista. Essa atitude também evita compras exageradas que podem pesar no seu bolso.

Portanto, estabeleça um valor quando ir às compras e faça uma lista de mercado e outras compras conforme o dinheiro separado para essa finalidade.

Desapegue ou reutilize produtos

O ato de desapegar e reutilizar produtos é uma das formas mais econômicas para o seu bolso, já que a proposta é eliminar itens acumulados e dar uma nova chance aos produtos que podem ser transformados.

A reutilização de roupas velhas por exemplo, é uma forma benéfica no quesito renovação de ambiente, pois esse tipo de produto é tão versátil que pode ser transformado em item de decoração e acessório pessoal como bolsa.

Separe todos os objetos como móveis, roupas, decoração e equipamentos em bom estado e revenda em grupos de vendas nas redes sociais, plataformas de desapego e muito mais. Essa é uma forma de mudança de hábito simples que agrega um bom resultado para seu bolso e sua qualidade de vida.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter