Educação lança plataforma de dados educacionais nesta sexta-feira, 16

Dando sequência às ações que visam a fortalecer técnicos, gestores e coordenadores educacionais, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe lança a plataforma digital Foco Escola. A iniciativa reúne, organiza e articula dados relacionados a avaliações em larga escala, indicadores como o Ideb e exames como o Enem, apontando as habilidades em que os estudantes tiverem  apresentado mais defasagem. Os técnicos das diretorias regionais de educação e da Seduc também têm acesso a um painel com dados do Censo Escolar.

O objetivo da plataforma é fornecer dados e evidências para subsidiar o planejamento e a atuação de servidores da educação em todos os níveis, da escola à Secretaria. Desta forma, gestores públicos podem fomentar políticas, materiais didáticos e avaliações mais assertivas. As diretorias regionais visualizam facilmente as dificuldades de aprendizagem e o contexto socioeconômico das escolas administradas, enquanto coordenadores e professores, em sala de aula, usam relatórios personalizados com os dados de cada aluno, além de terem acesso a materiais de apoio.

O superintendente executivo da Educação Estadual, professor José Ricardo de Santana, explica que a plataforma é uma iniciativa voltada para exposição de indicadores pedagógicos de avaliação externa. “É importante destacar que a gente não apenas trabalha com relatórios gerenciais, mas relatórios que permitem que os diretores e professores identifiquem quais os principais desafios para que a qualidade da educação avance. A plataforma da Foco será uma ferramenta de gestão do próprio gestor em sala de aula e da equipe diretiva, sem precisar pedir a análise da equipe central da Seduc”, ressalta.

A plataforma foi desenvolvida pela startup de dados educacionais Por A Mais B (antiga Tuneduc), com o apoio do Itaú Educação e Trabalho. A plataforma foi criada em 2015 e já foi utilizada por mais de 60 mil educadores em 10 estados brasileiros. Em 2020, apresentou dados de avaliações estaduais e nacionais de cerca de 500 mil estudantes.

Para capacitar os educadores para o uso da tecnologia, a Seduc oferecerá formações online, plantões de dúvidas e lives com especialistas em avaliação educacional, a fim de fomentar o uso de dados no dia a dia das instituições e tornar mais objetiva a adoção de novas práticas pedagógicas. Conheça a plataforma: www.focoescola.se.gov.br

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta