Enem 2021: Consultar o local da prova

Há menos de um mês para a edição regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, uma das coisas com que os candidatos precisam se preocupar — além de estudar — é se programar para os dias de prova. Para isso, consultar o local com antecedência é fundamental.

A informação será divulgada no cartão de confirmação de inscrição. O documento normalmente é disponibilizado cerca de 15 dias antes do primeiro dia de provas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através da Página do Participante.

Procurado pelo g1, o Inep não tinha respondido até a última atualização desta matéria quando as informações serão divulgadas.

Mas, uma vez que o cartão de confirmação estiver disponível, o candidato poderá seguir o seguinte passo a passo para acessar as informações:

1. Acesse a Página do Participante no site do Inep;

 — Foto: Reprodução/Inep

— Foto: Reprodução/Inep

2. Clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;

3. Insira o número do seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição;

 — Foto: Reprodução/Inep

— Foto: Reprodução/Inep

4. Na Página do Participante, você terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova.

Página do participante - Enem — Foto: Reprodução/Inep

Página do participante – Enem — Foto: Reprodução/Inep

Após conferir o local do exame, outro cuidado que pode garantir um dia de prova mais tranquilo é simular o percurso até o local. A visita pode ser feita no fim de semana anterior ao exame. Com isso, o candidato identifica o melhor percurso, observa o tempo gasto e consegue se planejar melhor.

Sair de casa com antecedência e confirmar o horário de abertura e de fechamento dos portões também são fundamentais.

Enem 2021

 

A edição regular de 2021 do Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos que tiveram a inscrição confirmada. O número é o menor desde 2005.

O baixo número de inscritos foi um resultado direto da proibição presente no regulamento do exame, que não permite que candidatos que se ausentaram sem justificativa da edição anterior tenha direito a isenção de inscrição na próxima edição.

Após o MEC decidir que manteria a proibição de isenção nestes casos, partidos e entidades acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) sob o argumento de que muitos candidatos que faltaram ao Enem 2020 estavam, por exemplo, com receio de pegar covid ou estavam com algum sintoma da doença.

O STF determinou, então, a reabertura de inscrições para quem perdeu direito à gratuidade por não ter comparecido em 2020.

A determinação garantiu a inscrição de 280.145 estudantes, que vão realizar o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022. A prova para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL) será aplicada na mesma data.

Cronograma das provas

  • Enem regular e digital: 21 e 28 de novembro
  • Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 20

Fonte:G1

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *