Pular para o conteúdo
Início » Energisa alerta sobre os riscos das ligações clandestinas

Energisa alerta sobre os riscos das ligações clandestinas

Foram identificadas mais 2.300 irregularidades em 2022

A ligação irregular de energia elétrica pode trazer sérios prejuízos para a população e para quem pratica a irregularidade. Os principais acidentes que podem ser ocasionados por conta das ligações clandestinas, são: choque elétrico, curto-circuito e incêndios. A Energisa Sergipe alerta que a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. O furto prejudica a qualidade e segurança do fornecimento da energia elétrica.

O coordenador de Combate à Perda e Medição da Energisa em Sergipe, Evandro Macedo, explica que a Energisa realiza inspeções na rede elétrica diariamente.  Somente neste ano de 2022, cerca de 5.000.000,00 KWH de energia foram recuperados, suficiente para abastecer 3.109 residências durante um ano, com um consumo médio de 134 KWh. Também já foram identificadas 2.365 irregularidades e retiradas mais de 3 mil ligações clandestinas em 2022.

Outro fator de atenção é o risco à segurança da população, pois as ligações clandestinas irregulares são realizadas por pessoas que não têm conhecimento técnico, utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, encostam na rede energizada, ocasionando o acidente. Além da probabilidade de acidente, pode causar a falta de energia e prejuízos para os clientes regulares.

“O furto de energia é muito perigoso para quem pratica, podendo ser eletrocutado ou matar alguém. A ligação irregular, também pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, com prejuízo para a população e causar a interrupção do fornecimento de energia”, afirma Evandro.

A denúncia da irregularidade pode ser realizada por meio dos canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.

Canais de atendimento

WhatsApp (Gisa): (79) 9 8101-0715

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Site: energisa.com.br

Call Center: 0800 079 0196

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter