Pular para o conteúdo
Início » Energisa alerta sobre os riscos de pipas na rede elétrica

Energisa alerta sobre os riscos de pipas na rede elétrica

Brincadeira dever ser realizada em local aberto

No período de férias escolares, soltar pipa é uma brincadeira muito comum, mas é preciso atenção, pois pode causar graves acidentes e danos à rede elétrica, comprometendo o fornecimento de energia. A Energisa orienta que a atividade seja realizada longe da rede elétrica.

Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. O coordenador de Planejamento e Qualidade da Energisa em Sergipe, André Dantas, orienta que além da atenção do local para soltar a pipa, nunca devem ser utilizados cerol ou linha chilena pelo risco de choque elétrico e pode causar acidentes fatais, a exemplo dos motociclistas e ciclistas.

“Uma outra recomendação é que as pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas em postes ou na fiação, ao tentar retirá-las forçando a rede ou mesmo tentando retirá-las com outros objetos, pois os riscos de um acidente são ainda maiores. Caso a pipa fique presa na rede, deve-se acionar a Energisa o mais rápido possível por meio dos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, devidamente treinados e com equipamentos de proteção adequados, podem fazer a manutenção na rede elétrica”, afirma.

No primeiro semestre de 2022, foram registradas 26 ocorrências ocasionadas por pipas na rede, uma redução em relação ao mesmo período em 2021 que foram registradas 76 ocorrências. Nossa Senhora do Socorro é a cidade que lidera o ranking de ocorrências, seguida de Aracaju e Japoatã. Em Aracaju, o bairro Cidade Nova registra o maior número de ocorrências.

Uma das ações de prevenção da Energisa é a realização de palestras em escolas sobre os riscos das pipas da rede elétrica. “É um trabalho contínuo de orientação sobre os riscos dessa brincadeira em um local inadequado. Em relação ao ano anterior, tivemos uma grande redução do número de ocorrências e consequentemente do número de clientes afetados com a interrupção no fornecimento de energia elétrica”, afirma André.

Preocupada com a segurança da população, a Energisa preparou algumas orientações importantes:

  • Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa da rede elétrica. Você pode levar um choque elétrico. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;

  • Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;

  • Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;

  • Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;