Ensaio sobre o Amor: A Vida Afetiva e a Saúde Mental

O amor também tem suas regras de convivência e a primeira delas é o respeito e o direito de escolha. Sim, e toda essa dinâmica do amor faz parte da saúde mental de uma pessoa. Quando alguém passa a ser pressionado, ameaçado e literalmente forçado a ficar com outra pessoa, a integridade mental e física dessa pessoa (seja homem ou mulher) está sendo violada. E muitas vezes, pessoas passam por isso sem saber que estão passando por um tipo de violência, que é o não-direito de escolha e fazer o que os outros querem apenas. Neste texto vamos deixar aqui 2 sinais de que você pode estar sendo vítima de violência na sua vida afetiva e não sabe.  

 

Primeiro sinal, a parte interessada além de não aceitar um não como resposta, passa a perseguir de diversas formas, mostrando que a palavra final vem dele ou dela, ignorando assim a vontade da outra pessoa que não tem o interesse na relação. E aí surge todo tipo de chantagem e apelação: “Veja como eu choro, sou a única pessoa do mundo que chora por você…”. Se todo esse exagero é a vontade de uma parte apenas, não existe relação de amor e sim de desrespeito à decisão da outra pessoa, que é de não fazer parte desse tipo de relacionamento.  

 

Segundo sinal, quando não é amor, a parte interessada vai convocar os quatro cantos da Terra para obrigar você a assumir a vida dela ou dele. Ou seja, sua vida se torna um inferno em pouco tempo. Você vai viver uma poluição visual de pessoas e lugares lhe constrangendo a aceitar de qualquer jeito a pessoa que você já disse que não quer se relacionar. Portanto, para evitar entrar na amarga página dos escândalos, da frustração, do desgaste mental e emocional repensar as escolhas pode até salvar a sua vida de um homicídio ou de ser enquadrado como alguém desqualificado ou coisas do tipo.  

 

Meu nome é Andréa Modesto e estaremos aqui semanalmente conversando nesta coluna. Me siga no meu canal do You Tube: Andréa Modesto ou Facebook: www.facebook.com/andrea.liberty.5/saúde-da-alma. 

 

 

Andréa Modesto – Assistente Social | Pós Graduanda em Saúde da Família | Mestranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente | Atua na área da saúde emocional autora do Projeto Saúde da Alma.

E-mail: anmosa21@gmail.com

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *