Pular para o conteúdo
Início » Entre os dias 09 e 13 deste mês o carro da vacina estará na zona Norte de Aracaju

Entre os dias 09 e 13 deste mês o carro da vacina estará na zona Norte de Aracaju

Além de ofertar a imunização contra a covid-19 e influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com o “Carro da Vacina”, que estará, nos dias 9, 10, 12 e 13, na praça José Andrade Goes, entre os bairros 18 do Forte e Palestina. Excepcionalmente na quinta-feira, dia 11, o carro estará no Colégio Estadual Santos Dumont, localizado na avenida Senador Júlio César Leite, S/N, bairro Atalaia, contemplando exclusivamente a comunidade escolar.
“O Carro da Vacina funciona nos turnos manhã e tarde, e é uma opção a mais para quem ainda não se vacinou ou completou o esquema vacinal. E além desse ponto e das UBSs, a população ainda pode buscar sua dose em um dos pontos instalados nos três shoppings da capital e ainda o drive-thru, no Parque da Sementeira”, ressalta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, ao destacar que, a partir dessa estratégia de imunização, entre os dias 2 e 6 deste mês, foram vacinadas 144 pessoas.
Vacinação covid
Na vacinação contra a covid-19, a primeira dose está disponível para a população a partir dos 5 anos; e a segunda dose deve ser aplicada conforme o imunizante recebido na primeira, e de acordo com o prazo marcado no cartão de vacinação.
Já a terceira dose é aplicada em pessoas com 18 anos ou mais, que receberam a segunda dose há quatro meses. Também recebem a terceira dose as pessoas imunossuprimidas, sendo que quem tem entre 12 e 17 anos de idade recebe o reforço após 56 dias após o recebimento da segunda dose, e aqueles que têm mais de 18 anos recebem a terceira dose após 28 dias da segunda.
A quarta dose está sendo aplicada apenas nos idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas que receberam a terceira dose há quatro meses.
Público-alvo para influenza
Recebem a vacina contra a influenza: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades (doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; obesidade; imunossupressão; transplantadas e trissomias); pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.
 
Pontos de vacinação
De segunda a sexta-feira, a vacinação contra a covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h; nos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins, das 8h às 17h; e no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.