Pular para o conteúdo
Início » Entre os dias 23 a 29 de junho acontece em Lagarto o Festival da Mandioca 2022

Entre os dias 23 a 29 de junho acontece em Lagarto o Festival da Mandioca 2022

A atração do evento será a apresentação de cerveja artesanal à base de fécula de mandioca
Quinta-Feira, 09 de Junho de 2022

O município de Lagarto, maior produtor de mandioca (aipim, macaxeira) de Sergipe, vai realizar a Festa da Mandioca, no período de 23 a 25 de junho. O convite foi feito, pessoalmente, na quarta-feira,8, pelo secretário municipal da Agricultura, Túlio Simões, ao secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva. A novidade é a apresentação de uma cerveja artesanal à  base de mandioca produzida, em parceria com a Cervejaria Sergipana Uçá.

O secretário  Zeca da Silva considera mais um grande avanço para o município de Lagarto, que já se notabiliza como protagonista em várias culturas agrícolas. “ Lagarto está de parabéns por mais essa novidade em viabilizar uma cerveja de mandioca. Essa iniciativa, além de fortalecer e estimular a produção agrícola local, vai também potencializar o setor do turismo, pois muitos visitantes vão querer conhecer o município que produz a cerveja de mandioca em Sergipe”, destacou

De acordo com o secretário Túlio Simões,  já são inúmeros os produtos derivados da planta. “Eles desenvolveram uma ideia e apresentaram a sugestão de uma cerveja artesanal a base de mandioca que foi abraçada de imediato pela Cervejaria Uçá. Em contrapartida, o empresário adquirirá a matéria prima diretamente das nossas lavouras. A Secretaria municipal fez um estudo de viabilidade para produzir a bebida a base desta planta. E e através da parceria com a cervejaria, estimularemos o melhoramento genético e o aumento da produção da mandiocutura na cidade, para garantir o fornecimento de raízes de qualidade e quantidade necessárias para a indústria. Garantindo uma nova oportunidade de comercialização e renda, a partir de melhores condições de compra e venda e de preço das raízes, com venda direta do produtor à indústria, sem a participação dos intermediários”, comentou o secretário municipal de Lagarto.

Produção e uso de mandioca em Lagarto

Pelos dados do IBGE, o município de Lagarto é o primeiro no ranking da produção estadual de mandioca, com 23.181 toneladas, três vezes mais que o segundo colocado, com 6.846 toneladas. A maior parte da produção está concentrada na região Centro-sul e Sul de Sergipe, porém o terceiro maior produtor é Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano. A mandioca é utilizada principalmente na produção de farinha, bolos e biscoitos. Outro derivado importante desta raiz é a farinha de tapioca utilizada em vários alimentos e, agora, também na fabricação de cerveja.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter